Publicidade

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

São José dos Pinhais estabelece ações para erradicar analfabetismo

A 3ª Conferência Municipal de Educação de São José dos Pinhais, que teve início nesta segunda-feira (07), contou com grande participação. O debate foi intenso e a plenária decidiu acrescentar mais um dia para discussão. Os trabalhos terão continuidade no dia 18 de novembro, na Câmara de Vereadores, a partir das 8h.

Representantes de diversos segmentos da sociedade e de cada unidade de ensino de São José dos Pinhais discutem as prioridades para a política educacional do município, bem como as metas e diretrizes para o Plano Municipal de Educação (PME).

Durante os dois primeiros dias da conferência (7 e 8 de novembro), foram aprovadas as metas para a Educação Infantil, Fundamental I (1º ao 5º ano), Fundamental II (6º ao 9º ano), Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e parte da Educação Especial.

Entre as metas já aprovadas para o PME, que direciona a Educação para os próximos dez anos, está a universalização da educação infantil para crianças de 4 e 5 anos, pela qual o município se compromete a oferecer vagas às crianças que estejam nessa faixa etária, dentro do prazo de quatro anos.

 A Conferência Municipal de Educação terá continuidade no dia 18 de novembro (sexta-feira)

Além disso, mesmo que a legislação em vigor não determine que o município atenda na educação infantil crianças de 0 a 3 anos – uma vez que é opção da família -, São José dos Pinhais se compromete através do PME a atender 50% dessa demanda. Já no Ensino de Jovens e Adultos (EJA) foi aprovado um conjunto de ações que irão facilitar o acesso de jovens e adultos no processo de alfabetização e letramento, visando à erradicação do analfabetismo nos próximos anos.

Outro avanço foi à aprovação de políticas na inclusão de pessoas com deficiência no Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), garantindo o acesso desses alunos no ensino regular do município, tanto no ponto de vista da acessibilidade como no pedagógico, dentro da vigência do PME.

No dia 18 de novembro, a discussão terá continuidade a partir da Educação Especial, passando às metas relacionadas a Diversidades, Ensino Superior, Tecnologias Educacionais, Financiamento e Controle Social da Educação, Formalização e Valorização do Profissional da Educação, e Gestão Democrática e Avaliação Institucional.

A 3ª Conferência Municipal da Educação é promovida pela Prefeitura, em parceria com o Conselho Municipal de Educação.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
Foto: Silvio Ramos

0 comentários:

Postar um comentário