Publicidade

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

São José dos Pinhais ‘exporta’ modelo bem-sucedido dos Conselhos de Segurança

O modelo de participação popular adotado pela Prefeitura de São José dos Pinhais, através dos 32 Conselhos Comunitários Municipais de Segurança Cidadã (Comunsegs) espalhados pelo município, já é referência para outras cidades que estão investindo nessa mudança de princípios. É o caso de Guaratuba, município do litoral do Estado que está implantando os órgãos com base na experiência são-joseense. 

Reunião mensal dos Comunsegs de São José dos Pinhais aconteceu no último dia 24.

A Prefeitura de São José dos Pinhais incentiva a criação dos conselhos de segurança como forma de dar voz à comunidade, para que esta participe de forma ativa nos programas de prevenção à violência do município. Além disso, os Comunsegs detectam os principais problemas e as demandas da população e lutam para que eles sejam resolvidos. “Os Conselhos em São José dos Pinhais constituem um movimento forte e seguem pioneiros na obtenção de uma participação popular autêntica”, afirma o secretário municipal de Segurança, Marcelo Jugend. 

Após fazer uma visita à Secretaria Municipal de Segurança de São José dos Pinhais, o secretário de segurança de Guaratuba, João Almir Troyner, conheceu o funcionamento dos Comunsegs e aprovou a iniciativa são-joseense. Tanto gostou que está implantando em sua cidade os órgãos, que têm o estatuto criado e devem estar constituídos em alguns bairros até janeiro. “É muito importante em todos os aspectos, inclusive no envolvimento das secretarias. Toda a vez que o órgão pública não dá oportunidade para a comunidade, principalmente em relação à segurança, o resultado das ações é zero”, afirma João. 

O secretário municipal de Segurança, Marcelo Jugend, apresentou o modelo são-joseense em Guaratuba. 

No último dia 24 diretores e membros dos Comunsegs estiveram reunidos para a reunião ordinária mensal. Estiveram presentes 47 pessoas, entre elas representantes também da Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Segurança e Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego. 

Na ocasião, a coordenadora da Guarda Comunitária, Fernanda Fraiz, apresentou o projeto Nossa Guarda e o Programa de Construção de Paz nas Escolas. A coordenadora de educação para o trânsito, Josiane Arruda, fez uma explanação sobre o projeto de educação de trânsito nas escolas. Além disso, os cursos oferecidos pela Secretaria de Trabalho e Emprego foram apresentados pelo diretor geral Erivaldo da Silva Junior. 

Durante a reunião mensal dos Comunsegs foram também eleitos os representantes dos órgãos urbanos e rurais no Gabinete de Gestão Integrada, dos quais participam diversos órgãos da Prefeitura. Foram eleitos pelos conselhos urbanos Monique Piovezan, do Comunseg da Boneca do Iguaçu; e Sérgio Costa, da Colônia Rio Grande; pelos conselhos rurais foi mantido como representante Herison Jatobá, do conselho da Roça Velha.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário