
Professor Flávio Zanette (E), representante da Polícia Militar e o secretário de Agricultura e Abastecimento, Pedro Persegona
A Secretaria de Agricultura de São José dos Pinhais, em parceria com a Academia da Polícia Militar do Guatupê, promoveu nesta quinta-feira (17) a solenidade de entrega e plantio de uma muda enxertada de araucária, produzida e doada pela Universidade Federal do Paraná, seguindo as orientações do professor Flávio Zanette.
No 1º Seminário Sul-Brasileiro sobre a Sustentabilidade da Araucária, que São José dos Pinhais sediou em setembro de 2011, a UFPR doou duas mudas de araucárias enxertadas. A Prefeitura as repassou para a Academia da Polícia Militar do Guatupê e para a Escola Municipal Lilian Viana, localiza na Campina do Taquaral.
A diferença da araucária com enxertia é que ela produz sementes (pinhão) em aproximadamente sete anos, enquanto a outra produz em 20 anos. “Nosso objetivo é seguir o compromisso de conscientizar as pessoas quanto à preservação e sustentabilidade da araucária estabelecidas no seminário, e também fazer com a população participe das ações que foram propostas”, destaca o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Pedro Persegona.
No 1º Seminário Sul-Brasileiro sobre a Sustentabilidade da Araucária, os especialistas defenderam a elaboração de políticas públicas que incentivem o plantio com subsídios (pagamento de serviço ambiental e redução de ICMS) e o fortalecimento da classe produtora, além da criação de um banco de dados para monitorar a atividade.
“São José dos Pinhais está de parabéns por procurar encontrar soluções práticas e eficazes relacionadas à araucária, pois muitos adquirem sua renda mensal por meio dessa árvore. Fico à disposição para acompanhar o desenvolvimento dessa muda e prestar esclarecimentos para eventuais dúvidas”, afirma o professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Flávio Zanette.
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
Foto: Sílvio Ramos
0 comentários:
Postar um comentário