Publicidade

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Ações de preservação e gestão do lixo demonstram cuidado ambiental de SJP

O rápido crescimento de São José dos Pinhais nos últimos anos gerou um impacto ambiental – fenômeno que a Prefeitura Municipal tem acompanhado de perto e controlado através de uma série de ações. Em 2011, o município adotou ou ampliou programas que visam à diminuição da poluição, à gestão do lixo da cidade e à preservação e conscientização ambiental. 

Com a revitalização dos rios Ressaca e Itaqui, por exemplo, a Prefeitura realocou dezenas de famílias que viviam em condições precárias e em áreas de preservação, nas margens dos rios.

Revitalização compreende os 13km² da bacia hidrográfica do Ressaca.

A Prefeitura estendeu em 2011 a coleta de lixo reciclável a todas as ruas da cidade, aumentando assim a quantidade de resíduos encaminhados à Central de Valorização e Triagem do município. A criação da estação de transbordo ajudou a melhorar a coleta e transporte do lixo comum. 

A cidade ganhará ainda um Horto Municipal e equipamentos de educação ambiental dentro do Parque de São José dos Pinhais. 


Parque Linear do Rio Ressaca
O principal objetivo da revitalização do rio é controlar as enchentes, além de retirar as famílias das áreas de risco e diminuir a poluição. As obras estão divididas em três etapas, sendo que a primeira tem previsão de término no início de 2012. A área total atingida pela revitalização compreende os 13 km² da bacia hidrográfica do Ressaca, que abrange os bairros Cidade Jardim, São Cristóvão, Centro, São Pedro, Pedro Moro e Itália, localizados no lado direito da BR 376; e Boneca do Iguaçu, Águas Belas, Cruzeiro, Ouro Fino e Costeira, no lado esquerdo da rodovia. Ao todo, 211 famílias serão reassentadas ao longo dos três trechos do Ressaca. 

Rio Itaqui – Vizinhança Solidária
A criação do Parque Linear do Rio Itaqui tem como primeiro objetivo a realocação de 1.149 famílias que ocupam áreas de preservação ambiental ao longo do rio, nas regiões do Guatupê e da Borda do Campo. As famílias serão reassentadas em conjuntos habitacionais, sem riscos de alagamentos. As obras estão dentro do Programa Vizinhança Solidária, que tem recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES). O projeto prevê ainda o atendimento nas áreas de habitação, meio ambiente, infra-estrutura urbana e desenvolvimento social. Os investimentos têm sido aplicados em várias áreas, como saúde, educação e vias públicas. 

Coleta seletiva
Desde agosto, a Prefeitura ampliou a coleta de lixo reciclável em São José dos Pinhais. Agora, o caminhão passa em todas as ruas do município - uma vez por semana em 22 setores da zona urbana e a cada 15 dias em 4 setores da zona rural, aumentando em 40% a quantidade de lixo coletado. O resíduo reciclável deve ser colocado no “Saco Verde”, nos dias em que o caminhão passar na rua. As datas e horários da coleta do lixo comum não foram alterados. Mais informações sobre a nova tabela de coleta podem ser adquiridas pelos telefones (41) 3382-4019 ou 3383-3065. 

Central de Triagem
A Central de Triagem e Valorização de Resíduos Recicláveis de São José dos Pinhais é a maior da Região Metropolitana de Curitiba. A estrutura foi inaugurada em maio pela Prefeitura e idealizada para separar os resíduos e valorizá-los – ou seja, dispô-los em fardos de materiais semelhantes, como de garrafas pet, latinhas de alumínio, etc. Parte da renda obtida com a venda dos materiais é revertida para associações de moradores do município. A central recebe todo mês aproximadamente 200 toneladas de resíduos recicláveis.

Ampliação da coleta seletiva aumentou quantidade de material enviado à Central de Triagem.

Estação de Transbordo
Para dar mais agilidade à coleta dos resíduos, a Prefeitura criou uma nova estação de transbordo de lixo, onde os detritos recolhidos nos bairros por caminhões de pequeno porte são transferidos para caminhões maiores, com o triplo de capacidade. Depois disso, o material é levado ao aterro na Fazenda Rio Grande. A estação, inaugurada em novembro deste ano, evita que muitos caminhões precisem fazer o transporte, reduzindo os gastos para os cofres públicos e o mau cheiro pelas rodovias.

Horto Municipal
O Horto foi montado em frente ao Batalhão da Força Verde, no Parque de São José dos Pinhais. A estrutura funcionará como um complexo ambiental, voltado principalmente às crianças. O espaço conta com estufa, que abriga várias espécies de mudas de árvores e flores, uma estação de tratamento de esgoto, onde todo o processo poderá ser acompanhado e também um Jardim das Sensações, no qual os visitantes farão o percurso de olhos vendados, para sentir a textura e o cheiro das plantas. Auditório, sede administrativa, refeitório, vestiário e banheiros completam a estrutura do Horto. 

Foto: Sergio Sabino 
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário