O Hospital e Maternidade Municipal de São José dos Pinhais reiniciou no último sábado (03) a realização de cirurgias otorrinolaringológicas, o que vai diminuir o número de pacientes que precisam desse atendimento. Há cerca de 15 dias, a Prefeitura já estava enviando pacientes para o Hospital Santa Madalena Sofia, em Curitiba, e agora as operações também podem ser feitas no próprio município. A expectativa é que dentro de três meses esteja atendida toda a demanda reprimida na cidade.
Os principais procedimentos otorrinolaringológicos são a retirada de amígdalas e adenoide. Só no primeiro dia de cirurgias no Hospital Maternidade Municipal de São José dos Pinhais foram atendidos cinco pacientes. “A ideia é fazer 15 cirurgias por semana, sempre aos sábados. Nesse primeiro dia foram feitas cinco porque ainda o atendimento é experimental. Nós concluímos os procedimentos às 11h, mas com a prática cada cirurgia exigirá menos tempo e poderemos atender até 14h ou 15h", explica o diretor clínico do hospital, Dr. Airton Francisco Surdi.

Fernanda com a filha Jamile, de 4 anos, que operou as amígdalas e a adenóide.
“A fila está andando bem rapidamente e dentro de três meses deve desaparecer”, garante o médico. No Hospital Santa Madalena Sofia, para o qual alguns pacientes continuam sendo encaminhados, já foram feitas mais de 30 cirurgias até agora.
Jamile Rafaela da Silva, de 4 anos, foi uma das primeiras pacientes atendidas para as cirurgias otorrinolaringológicas no Hospital e Maternidade Municipal de São José dos Pinhais. “Ela tinha problema de adenóide e amígdalas grandes e por causa disso sofria muito com infecções na garganta e respirava apenas 30% pelo nariz”, conta Fernanda Adriana de Lima Araújo, 32 anos, mãe de Jamile. Segundo Fernanda, o procedimento no hospital foi bem rápido e tranqüilo. “Os médicos e as enfermeiras foram muito atenciosos e prestativos, fiquei muito satisfeita”, conta.
Foto: Sergio Sabino
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
0 comentários:
Postar um comentário