Publicidade

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Investimentos na Saúde rendem bons frutos em 2011

O ano de 2011 foi mais um de luta pela melhoria da saúde pública de São José dos Pinhais, e a Prefeitura não poupou esforços nem investimentos pela causa. Como resultado, grandes e significativos avanços foram obtidos na área.

Cerca de 480 cirurgias pediátricas foram realizadas no Hospital de novembro de 2010 a setembro deste ano. 

Entre eles está o aumento de equipes do Programa de Saúde da Família de 25 para 58, com o objetivo de tornar a saúde mais acessível à população. As equipes são compostas por um médico generalista; um enfermeiro e dois auxiliares de enfermagem; um dentista e um auxiliar; e no mínimo quatro agentes comunitários de saúde. Além do atendimento nas unidades básicas, elas também fazem visitas domiciliares a pacientes com dificuldades de locomoção, portadores de doenças crônicas e idosos.

São José dos Pinhais conquistou em abril de 2011 a gestão plena da saúde – ou seja, o gerenciamento dos recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), que até então eram intermediados pelo Estado, passou a ser feito diretamente pelo município. Para a população isso resulta em mais praticidade e agilidade para realizar determinados exames e procedimentos. A verba do SUS passou a ser repassada ao Fundo Municipal de Saúde, que irá organizar desde a atenção básica até os atendimentos de média e alta complexidade. 

No mês de abril também foi formada a primeira turma de médicos residentes do município. Foram abertas 30 vagas nas especialidades de Clínica Médica, Ortopedia e Traumatologia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Clínica Cirúrgica, além de profissionais de Medicina na Família e Medicina na Comunidade. A poucos meses da implantação, já foram observados resultados positivos, como uma maior agilidade nas cirurgias eletivas e a diminuição na lista de espera para o atendimento de psiquiatria. 

Garantindo à população a participação no processo de criação das políticas públicas na área, a Prefeitura realizou em julho a 9ª Conferência Municipal de Saúde. O evento teve um número expressivo de participações populares: 5.292 em todo o processo, que começou com reuniões nas vilas e bairros do município para conscientizar as pessoas da importância da Conferência. Foram aprovadas 20 diretrizes e 176 propostas que têm o prazo de dois anos para serem concluídas. 

Município teve aumento de 25 para 58 equipes do Programa Saúde da Família, que fazem atendimentos domiciliares. 

Outro destaque na saúde em São José dos Pinhais foi o aumento no número de servidores estatutários, demonstrando que a Prefeitura está buscando esse vínculo empregatício através da convocação por meio de concurso público. No primeiro trimestre deste ano eram 1.131 estatutários, já no terceiro trimestre totalizaram 1.379; resultando em um aumento de 248 profissionais com esse vínculo.

Para assegurar que os moradores de São José dos Pinhais tenham assistência em saúde, em dezembro a Prefeitura renovou o contrato com a cooperativa contratada para executar serviços de saúde do município pelo prazo de seis meses, enquanto a licitação para a contratação de uma nova prestadora está em tramitação. Durante esse processo, entre os meses de outubro e novembro, houve uma dificuldade de efetivação do pagamento dos funcionários dessa cooperativa, que foi sanada com o máximo de urgência através do pagamento por indenização feito pelo município. 

A qualificação dos servidores para oferecer melhor atendimento à população também é prioridade para a Prefeitura. Entre as atividades da Secretaria Municipal de Saúde destaca-se a implantação do Plano Diretor de Atenção Básica, que está fazendo a capacitação em atenção primária de 900 servidores, entre médicos, enfermeiros, agentes comunitários e outros profissionais, a fim de melhorar a qualidade do atendimento à população e otimizar os serviços da rede municipal de saúde.

O Hospital e Maternidade Municipal de São José dos Pinhais passou a realizar mais procedimentos, evitando que os são-joseenses tenham que sair da cidade. Em 2009 o Hospital São José, que estava prestes a fechar as portas, foi municipalizado e passou a receber um alto volume de investimentos. Hoje são feitos cerca de 10mil atendimentos por mês, o dobro do que eram feitos no início de 2009; o número de internações também cresceu 130%, hoje são aproximadamente 1.800 internamentos por mês, contra 800 no início de 2009. 

Já eram feitas no Hospital cirurgias gerais, neurológicas e ortopédicas; agora também são feitas cirurgias ginecológicas, urológicas, torácicas, plásticas reparadoras e pediátricas. De novembro de 2010 a setembro deste ano mais de 800 cirurgias ginecológicas e cerca de 480 cirurgias pediátricas foram realizadas, zerando a fila de espera dessas especialidades. 

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário