Há 20 anos à frente da Banda Marcial de São José dos Pinhais, coordenada pela Prefeitura, o maestro João Carlos Maximiano recebeu neste mês em Brasília a “Ordem do Mérito Cívico” e a admissão como oficial pela Liga da Defesa Nacional.
Maestro João Carlos Maximiano e Prof. Emérito Bohumil Med
A Liga da Defesa Nacional foi criada em 1916 por patriotas liderados pelo poeta Olavo Bilac, e todo ano promove a imposição de condecorações da “Ordem do Mérito Cívico” às pessoas que se destacaram na difusão do civismo e do patriotismo.
A indicação de João Carlos Maximiano foi feita pela secretária executiva da Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras, professora comendadora Marisa Oliveira, em virtude dos trabalhos junto à Banda Marcial de São José dos Pinhais. No dia 16 a condecoração do maestro foi realizada no Salão Itamaraty, na capital federal.
Para Marisa, “a manutenção do ensino da música nas bandas e nas escolas é indispensável no Brasil, sendo um pilar edificante fundamental na construção do civismo, da arte e da cidadania”.
Prof. Emérito Bohumil Med, Prof. Comendadora Marisa Oliveira e Maestro João Carlos Maximiano.
O maestro João Carlos Maximiano destaca as conquistas da Banda Marcial de São José dos Pinhais. “A Banda vem obtendo grandes progressos, como a nova sede da Usina da Música e a ampliação do número de alunos participantes dos cursos de musicalização, como avanços significativos na área artística e cultural”.
A música aparece como ferramenta da Prefeitura com dupla função – proporcionar lazer e oportunidade de crescimento pessoal para os cidadãos. A Banda Marcial de São José dos Pinhais oferece aprendizado em instrumentos de metais e percussão a crianças e jovens de 12 a 18 anos. Premiada em diversas apresentações, a Banda completou 20 anos em 2011 e estudos estão em andamento para que em breve ela seja transformada em orquestra.
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
0 comentários:
Postar um comentário