No Dia Mundial de Combate à Aids, agentes comunitárias de saúde da Prefeitura de São José dos Pinhais “encarnaram” personagens com diferentes histórias relacionadas a doenças sexualmente transmissíveis (DST) para a conscientização quanto à prática de sexo seguro. A peça teatral montada pelas próprias agentes foi encenada na manhã e na tarde desta quinta-feira (01) na regional de saúde da Borda do Campo.
Agentes comunitárias de saúde apresentaram peça de conscientização na regional da Borda do Campo.
Uma senhora casada há 20 anos, uma adolescente de 14 anos grávida, uma prostituta, um travesti, uma auxiliar de enfermagem e um adolescente; os personagens têm perfis muito diferentes, mas com uma característica em comum: ter adquirido uma DST em algum momento da vida. A peça denominada “Miguelzinho Pega Todas” ressalta justamente a ideia de que essas doenças não são específicas de determinado grupo de pessoas; qualquer um pode se contaminar se não tomar os devidos cuidados.
Através da encenação, as agentes comunitárias de saúde destacam a importância do uso do preservativo nas relações sexuais, para evitar uma gravidez indesejada ou uma doença, e a realização de exames preventivos. Toda a peça foi escrita pelas agentes com auxílio de enfermeiras. Elas optaram pela encenação para chamar mais a atenção das pessoas. “Não queríamos fazer algo como uma palestra; um teatro divertido passa melhor a mensagem, principalmente para as crianças e adolescentes”, afirma Iara Vieira, agente comunitária e também intérprete do “Miguel Pegador”.
Além da peça teatral na regional da Borda do Campo, no Dia Mundial de Combate à Aids funcionários da Secretaria Municipal de Saúde reuniram-se pela manhã no Paraná Golf em uma reunião técnica para a discussão do tema DST-Aids em São José dos Pinhais.
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
0 comentários:
Postar um comentário