Alunos de uma escola municipal de São José dos Pinhais tiveram a oportunidade de aprender na prática como preservar o meio ambiente. Desde o início do segundo semestre, cerca de 50 alunos participaram do projeto Plantando um Mundo Melhor, que culminou nesta terça-feira, com a realização de uma exposição.
Durante cinco meses os alunos do 3º e 5º anos da Escola Municipal Professor Pedro Cosntantino da Rocha, no Jardim Ouro Verde, pesquisaram sobre poluição, suas conseqüências, natureza preservada e destruída, lixo reciclável, meio ambiente etc. Além da teoria, os estudantes arregaçaram as mangas e colocaram a mão na terra, como explica a coordenadora do projeto, professora Juliana Taborda Marques.
“Em parceria com a Secretaria de Agricultura os alunos revitalizaram a horta da escola. Eles plantaram beterraba, rabanete e alface e acompanharam o processo de preparação da terra”, explica ela, que destaca que suco de beterraba com laranja foi oferecido aos pais, durante o evento realizado na escola, onde todo o trabalho produzido pelos alunos foi exposto.
.jpg)
Alunos apresentam o que aprenderam com o projeto
Durante a exposição pais e comunidade puderam prestigiar os brinquedos criados através do lixo reciclável, as releituras de obras de arte realizadas com uso de sucata, maquetes demonstrando a natureza preservada e a já destruída, dentre outros trabalhos que, juntos, deram uma aula aos participantes.
“Os alunos também aprenderam a importância de separar o lixo corretamente, e incentivaram os demais alunos, mobilizando toda a escola”, ressalta a professora. Todo o lixo reciclável separado foi trocado por mudas de flor.
O projeto contou ainda com o envolvimento das professoras Núbia Pholhana Gudeiky Lopes e Cristina de Fátima Barizon, e o apoio da diretora Sandra Regina Ramos e da pedagoga Rosangela Bianchetti Zen.
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
0 comentários:
Postar um comentário