Publicidade

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Prefeitos e secretário estadual discutem diretrizes do Consórcio Metropolitano de Saúde


O prefeito de São José dos Pinhais, Ivan Rodrigues, junto com outros prefeitos e secretários municipais da Região Metropolitana de Curitiba, alinhavou as novas diretrizes do Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná (Comesp) em reunião com o secretário estadual de Saúde, Michele Caputo Neto.

O principal objetivo do encontro realizado na manhã desta quarta-feira (4) na Secretaria Estadual de Saúde foi planejar a estrutura do Consórcio, que começa a sair do papel. Entre os temas que foram discutidos estão o modelo de organização do Comesp, a participação dos municípios e do Estado na arrecadação e distribuição de verbas, a função de cada cidade e o modo como cada estrutura existente poderá ser utilizada.

O Consórcio existe desde 2005, mas ficou parado por aproximadamente quatro anos, até ser retomado em 2009. Em dezembro do ano passado, foi eleita a nova diretoria do Comesp, que terá participação ativa de São José dos Pinhais, através do prefeito Ivan Rodrigues, no quadro do Conselho Deliberativo.

Comesp começa a sair do papel

O objetivo do Consórcio Metropolitano, que reúne 29 municípios, inclusive Curitiba, é facilitar o acesso da população a consultas com médicos especialistas (como cardiologistas, neurologistas e urologistas) e exames especializados (como tomografia e ultrassonografia). Os pedidos serão feitos pela secretaria de Saúde de cada cidade, direto na Central de Marcação de Consultas, em Curitiba, ou no Comesp. Os preços também tenderão a ser menores, já que o Consórcio comprará os serviços em maior quantidade.

Para Ivan Rodrigues, a união da Região Metropolitana fortalece o Comesp. “Precisamos saber quais as dificuldades e qual a disponibilidade de cada município para termos uma efetiva melhora na saúde da nossa região”, afirma. “O Consórcio facilitará o atendimento à população, que é a nossa principal preocupação”, acrescentou o prefeito de São José dos Pinhais.

“Queremos fortalecer essa parceria com o Comesp, que é fundamental para os serviços de saúde do Estado, pois ele tem grande representatividade por ser o maior consórcio do Paraná”, afirmou Michele Caputo. O secretário estadual informou ainda aos prefeitos e representantes presentes alguns investimentos para 2012. “Está em nosso orçamento a criação de um Centro de Tratamento de Álcool e Drogas, um Centro Regional de Especialidades e o Consus, que amplia o repasse aos Consórcios”, concluiu o secretário.

Consórcio facilitará o atendimento à população

Fotos: Sergio Sabino
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário