Publicidade

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Prefeitura inicia revitalização da histórica caixa d’água na Praça Getúlio Vargas

Praça Getúlio Vargas (antigo terminal urbano da cidade) passa por obras de revitalização

A Prefeitura de São José dos Pinhais iniciou na semana passada a recuperação da histórica caixa d’água, dentro das obras de revitalização da Praça Getúlio Vargas (antigo terminal urbano da cidade).

A caixa d’água tem 30 metros de altura e capacidade para 100 m³ de água. A construção feita pela Sanepar em outubro de 1966 está desativada há anos. Mesmo sem funcionar, a caixa d’água tem grande valor histórico para o município. O monumento foi a primeira edificação do Brasil a ser construída com concreto protendido, material que gera um sistema de tração no aço e compressão no concreto, melhorando a resistência da estrutura construída.

A edificação da década de 60 receberá pastilhas instaladas de acordo com as características originais e ainda um espelho d’água em volta do monumento e um chafariz com fonte luminosa, que irá valorizá-la. 

“A Praça Getúlio Vargas voltará a ser o que era antes da instalação do antigo terminal, um espaço de lazer em São José dos Pinhais. E dentro deste projeto, a revitalização da caixa d’água está incluída, principalmente pelo valor histórico que ela possui para o município”, explicou o prefeito Ivan Rodrigues.

As obras de recuperação da histórica caixa d'água já foram iniciadas 

A caixa d’água foi inaugurada na gestão do prefeito Atílio Talamini e possui uma placa que marca a realização, em 1965, do 3º Congresso de Engenharia Sanitária no Paraná. 

A obra faz parte do programa de revitalização de espaços históricos da cidade, que inclui ainda a reforma do prédio da Biblioteca Scharffenberg de Quadros e preservação e adequação do Centro de Vivência João Senegaglia para criação de um novo teatro em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI).

Fotos: Sergio Sabino 
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Um comentário:

  1. Achei ótimo a retirada do terminal e a revitalização da praça, mas muita gente é crontrária a isso, talvez mais porque todos nós esperavamos um terminal integrado. Mesmo com a linha central e o sitema de vale eletronico, a integração seria necessária, pois quem vem do afonso pena tem a opção de ir à curitiba pagando apenas uma passagem, oque não acontece com quem vem do são marcos e outros bairros atendidos pela emprese sanjotur.

    ResponderExcluir