Publicidade

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Prefeitura realiza obra de valorização do centro histórico de São José dos Pinhais

Base Comunitária da Guarda Municipal será retirada aumentando o espaço de circulação em frente a atual Biblioteca Scharffenberg de Quadros (ao fundo)

A Prefeitura de São José dos Pinhais intensifica as ações de conservação do verdadeiro patrimônio histórico do município, valorizando ainda mais o calçadão da Rua XV de Novembro. A Biblioteca Municipal Scharffenberg de Quadros, que já foi sede do Fórum e da Câmara Municipal, tem projeto em andamento para revitalização e mudança de endereço. O projeto prevê que o atual espaço passará a ser um centro de informações turísticas, com auditório, local para conferências e exposições.

O objetivo é transformar a atual sede da biblioteca em um cartão de visitas da cidade. A empresa que fará o projeto de restauração do espaço já foi contratada através de licitação. Com isso, a biblioteca será transferida para um espaço mais amplo e adequado, podendo assim ter o seu acervo aumentado. O local para a nova sede está sendo discutido.

Outro passo da preservação dos locais históricos de São José dos Pinhais será a retirada da Base Comunitária da Guarda Municipal na Rua XV. A estrutura será transferida para uma casa atrás da Praça Getúlio Vargas. A mudança tem como objetivos aumentar o espaço de circulação entre a Catedral e a atual Biblioteca Municipal e adequar a nova casa às necessidades da Guarda Municipal, que terá uma área mais ampla e com mais recursos para cuidar da segurança da população.

Para o prefeito Ivan Rodrigues, os locais que passarão por reformas são pontos importantes da cidade. “Estes espaços merecem ser preservados. Os locais históricos e culturais do município sempre receberão a atenção necessária desta administração. São pontos relevantes de São José dos Pinhais que ficarão com aspecto mais atraente e com um uso ainda melhor após as obras”, ressalta.

A Rua XV de Novembro, que abriga comércio diversificado e a Catedral, faz parte do cotidiano do são-joseense. O espaço recebeu em 1910 o nome de Rua da Entrada, trocado no ano seguinte pela nomeação utilizada até hoje.

E para ampliar esta valorização histórica, o Museu Municipal Atílio Rocco, onde funcionava a antiga Prefeitura e já abrigou o Fórum e a Associação Comercial, também tem projeto de revitalização. A obra dará maior comodidade aos visitantes, melhor acomodação ao acervo e ao uso administrativo da instalação.

As benfeitorias vão adiante. A Praça Getúlio Vargas (onde funcionava o antigo terminal central) e o Bosque da Usina (localizado atrás do Paço Municipal) estão na fase final de suas obras e em breve ficarão à disposição dos moradores. Os dois locais estão sendo transformados em espaços de lazer para a população são-joseense.

Foto: Silvio Ramos
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário