Publicidade

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Projeto pedagógico ajuda a avaliar escolas e melhorar ensino em SJP

Aulas terão início na próxima sexta-feira (3) nas Escolas Municipais e na segunda-feira (6) nos CMEI’s

A área de Educação de São José dos Pinhais passou por diversos avanços nos últimos três anos. Além de ampliações e reformas em muitas instituições de ensino do município, a Prefeitura trabalha para a melhoria na qualidade do ensino através de ferramentas como o Projeto Político Pedagógico (PPP), elaborado por escolas do ensino fundamental e CMEI’s (Centros Municipais de Educação Infantil).

Toda a comunidade escolar foi mobilizada neste processo. Os trabalhos foram realizados em conjunto pelos profissionais da educação de cada instituição, visando traçar as diretrizes de ensino nos próximos anos e a organização do trabalho. 

Com a construção do PPP, o município reforça o processo de melhora na aprendizagem. A vantagem é analisar de forma mais precisa os méritos e as dificuldades da rede pública. Cada instituição analisou suas características locais, seus desafios, problemáticas, superações e planos de ação. Por meio dele as escolas e CMEI’s definem suas prioridades, organizam as práticas pedagógicas, esclarecem a comunidade sobre os objetivos do trabalho a ser realizado e assim podem avaliar continuamente suas ações junto com a Secretaria Municipal de Educação.

Os estudos servem também para promover a formação humana, pensando no desenvolvimento do cidadão são-joseense, e expressam os anseios da cada comunidade. “É uma ação prioritária da Prefeitura na área da educação. Assim traçamos um programa de como cada escola trabalhará e como será o ensino em cada instituição”, explica a secretária municipal de Educação, Tânia Galvão.
Os projetos serão aplicados já neste ano letivo, que tem início na próxima sexta-feira (3) nas Escolas Municipais e na segunda-feira (6) nos CMEI’s.

O PPP deverá ser revisado todos os anos pelas instituições, visando à evolução do sistema de ensino. O plano de ação montado passa pela aprovação do Conselho Municipal de Educação e tem como uma das bases a análise das avaliações do Ideb (Índice de Desenvolvimento de Educação Básica) e da Prova Brasil, que traçam o nível de cada unidade. 

Dentro deste processo de avanço da educação no município está também o Projeto Leitura na Escola, que estimula o gosto pela leitura, fazendo com que os livros tornem-se rotina dos alunos. A Prefeitura realiza diversas ações como a Biblioteca Itinerante, exposições de literatura, feira de livros, teatros e palestras. A intenção é criar o hábito da leitura, deixando-a como uma atividade prazerosa às crianças. 

Através dos livros, os alunos reforçam o poder de interpretação de texto, importante para a sequência do aprendizado. Estas ações continuam em 2012. “Acreditamos que o campo da ficção possa levar a comunidade a interessar-se por obras que vão além do imediatismo da vida cotidiana”, explica a coordenadora do projeto, Rita Ataíde.

Obras
A Prefeitura Municipal também está investindo na estrutura. No início deste ano letivo, ficarão à disposição dos alunos duas novas Escolas e dois novos CMEI’s (Centros Municipais de Educação Infantil). Serão inauguradas as escolas Eugênia da Cruz Santos Talamini, no São Marcos e Padre Pedro Fuss, no São Cristóvão e os CMEI’s a Baba do Passarinho, no Jardim Ipê e Santa Maria de Los Angeles, no Rio Pequeno. Somando as quatro unidades, serão disponibilizadas 45 salas, que podem atender cerca de 1.900 alunos.

Escola Eugênia da Cruz Talamini, no São Marcos, é uma das novas estruturas disponibilizadas pela Prefeitura de São José dos Pinhais

Fotos: Sergio Sabino 
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário