O gerente do Hotel Exclusivo, Sérgio Luiz de Castro Alves, acredita que a ação poderá beneficiar a área hoteleira e demais atividades na cidade.
A reivindicação da Prefeitura de São José dos Pinhais para que o Aeroporto Internacional Afonso Pena seja corretamente referido como pertencente ao município, em vez de Curitiba, como é feito atualmente, atende aos interesses da população, de comerciantes e empresários da região. O objetivo é preservar a identidade cultural e o patrimônio moral, além de promover o desenvolvimento turístico e econômico de São José dos Pinhais.
A Prefeitura são-joseense ajuizou uma ação declaratória na Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Paraná – Subseção de Curitiba contra a União Federal, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), para que os sistemas de comunicação informem a localização do aeroporto como São José dos Pinhais.
Gerente do Hotel Executivo há oito anos, Sérgio Luiz de Castro Alves acredita que a ação da Prefeitura poderá beneficiar a área hoteleira e demais atividades comerciais na cidade. “Muitos clientes ligam para fazer a reserva e perguntam se o aeroporto de Curitiba fica longe daqui, nem sabem que ele se localiza em São José dos Pinhais”, conta. “Temos que lutar pelo município, pelo aeroporto como nossa identidade, nosso marketing. A administração pública está sendo pró-ativa e ousada com essa iniciativa”, avalia.
O proprietário do Restaurante Bambino Mio, Erasmo Bulzico, também defende a causa da denominação correta do Aeroporto. “Em 1994, quando cheguei a São José dos Pinhais, fiz uma reunião com o prefeito da época reivindicando os direitos da cidade quanto ao Aeroporto”, relata. “Falar que o Aeroporto fica em Curitiba desvaloriza o município, que possui uma série de atrativos, como uma grande rede hoteleira e gastronomia de qualidade para oferecer”, ressalta.
“É uma questão de respeitar o patrimônio, os moradores e a história da cidade. Quando falam que o Aeroporto é de Curitiba, dá a impressão de que não existe São José dos Pinhais”, afirma o presidente da Associação de Moradores do Centro de São José dos Pinhais, Cristiano Bassa. “Prejudica nosso comércio porque as pessoas acabam indo direto para Curitiba, sem conhecer nossa cidade”, complementa.
A ação da Prefeitura é embasada na lei nº 7565/86, do Código Brasileiro de Aeronáutica, que define que a denominação dos aeroportos internacionais é estabelecida por meio de lei federal, podendo ser modificada somente por este mesmo instrumento legal. Assim, em 15 de julho de 1985 foi publicada a lei nº 7343/85, que promoveu a internacionalização do aeroporto e o nomeou Aeroporto Internacional Afonso Pena, em funcionamento em São José dos Pinhais.
Foto: Silvio Ramos
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
0 comentários:
Postar um comentário