Publicidade

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Cadastro Único é requisito de programas sociais


Para solicitar serviços e benefícios dos programas sociais junto à Prefeitura de São José dos Pinhais e governos Estadual e Federal, todos aqueles que possuem renda de até três salários mínimos devem fazer ou atualizar o Cadastro Único para obter o NIS – Número de Identificação Social.

Quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC), dirigido aos portadores de deficiências, idosos e pessoas que por motivos justificados não possam obter renda a partir do seu trabalho; ou ainda bolsa família e outros auxílios, deve procurar a Secretaria Municipal de Assistência Social para obtenção do NIS. Já quem for fazer o cadastro pela primeira vez, pode procurar um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de casa.

O Cadastro Único, que gera o NIS, tem por objetivo unificar os dados junto ao INSS e a realização de um censo dos beneficiados; e agora é requisito para todos os programas. “Aqueles que já recebem algum benefício e ainda não têm o NIS estão recebendo correspondências do INSS para que façam a atualização, que passa a ser obrigatória a cada dois anos. O período é estabelecido para conferir se houve alguma alteração de perfil, o que pode possibilitar que a pessoa seja beneficiada por mais algum programa, desde que tenha os requisitos exigidos”, explica Gilciléia Colaço, responsável pelo Cadastro Único na Secretaria de Assistência Social.

Além dos benefícios disponibilizados pelos programas sociais, como o Bolsa Família, Programa de Habitação, vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), passe escolar, Programa Guarda Mirim e solicitação de aposentadoria para donas de casa; o NIS também é indispensável para isenção de taxas, como em concursos públicos, vestibulares e justiça gratuita. “Quem já tem o NIS ganha tempo, pois não precisa ficar esperando o tempo da emissão deste número de identificação”, finaliza Gilciléia.

Os programas sociais são voltados às pessoas que têm renda mensal de até três salários mínimos por família. Acima dessa renda, a pessoa pode obter o NIS, mas será beneficiada somente para contar com algum outro programa social disponível de acordo com sua faixa de renda.

Serviço:
Quem já recebe algum benefício poderá fazer a atualização e receber o NIS na Secretaria de Assistência Social, na Rua Norberto de Brito, 1.489 – Centro.
Aqueles que ainda não têm nenhum cadastro, podem procurar o CRAS mais próximo, conforme lista de endereços a seguir:


CRAS AFONSO CELSO ARAÚJO FRANCO
Rua Joana Persegona Zen, 78, Borda Campo
Telefone: 3385-7944

CRAS ALCÍDIO ZANIOLO
Rua Adir Pedroso, 424, Vila Iná
Telefone: 3398-4740

CRAS CYRO PELIZZARI I
Rua Olívio Tozzo, 757, São Marcos
Telefone: 3384-2597

CRAS CYRO PELIZZARI II
Rua João Ernesto Salazar, 10, Jardim Carmem
Telefone: 3398-2566

CRAS FAXINA
Rua Albino Michosz, s/n, (Ao lado Igreja do Campestre da Faxina)
Telefone: 9655-1480

CRAS FRANCISCO QUIRINO
Rua Goiás, 236, São Domingos
Telefone: 3282-4141

CRAS HELENA MEISTER
Rua Guatupê, 3480, Jardim Alvorada
Telefone: 3385-1261

CRAS JOSÉ ZEN
Rua Quirino Zagonel, s/n, Jardim Itália
Telefone: 3382-6777

CRAS JUVENTUDE
Rua Ieda Solange Ribeiro, 71, Jardim Alegria
Telefone: 3398-2723 / 3398-3468


CRAS MIGUEL HALUCH
Rua Onofre Holtman, 200, Rio Pequeno
Telefone: 3382-2280

CRAS PARQUE DA FONTE
Rua Lourdes Grutter Bonim, 100, Jardim Independência
Telefone: 3381-5836

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais 

0 comentários:

Postar um comentário