Guarda Municipal de SJP, Aderson Bissoli, em paletra sobre temas do Programa Construindo a Paz nas Escolas
A Guarda Municipal de São José dos Pinhais ampliou o programa que leva noções de segurança e cidadania aos alunos da rede de ensino da cidade. As palestras nas escolas começaram nesta terça-feira (28), com maior equipe e variedade de temas abordados.
O Programa Construção da Paz nas Escolas, da Secretaria Municipal de Segurança, foi criado no início de 2011 com apenas um guarda municipal. Foi ampliado para 10 no decorrer do ano e segue em 2012 com 13 agentes, que começaram a receber a formação específica para trabalhar com os temas de segurança preventiva para os alunos a partir da 5ª série.
Os temas abordados são: Prevenção às Drogas; Prevenção à Violência; Prevenção a Acidentes Domésticos; Prevenção a Furtos, Roubos e Estelionatos; e Identificação de Vítimas de Pedofilia. Este último é específico para professores e pedagogos, para que saibam identificar crianças que apresentem alguns sinais de estarem sendo vítimas de violência sexual.
De acordo com a coordenadora da Guarda Municipal Comunitária, Fernanda Fraiz, o tema Prevenção a Furtos, Roubos e Estelionatos é estendido aos pais e grupos de idosos. Ela afirma que todos os temas têm enorme importância, mas orientar professores de pedagogos para a identificação de casos de pedofilia é especial e necessário. “As escolas ainda apresentam dificuldades em identificar e também quanto à maneira de abordar os casos de violência sexual contra menores”, salienta.
Ao final de 2011, a equipe do programa realizou uma pesquisa para medir o grau de satisfação junto aos mais de 60 estabelecimentos atendidos e obteve 100% nos quesitos aprovação, interesse de novas solicitações e desejo de permanência.
A coordenadoria da Guarda Comunitária já está enviando ofício comunicando as escolas sobre a disponibilidade de agendamento de palestras. Para confirmar o interesse as instituições devem entrar em contato pelo telefone 3381-6348.
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
0 comentários:
Postar um comentário