No primeiro dia de velório do bispo da Diocese São José dos Pinhais, Dom Ladislau Biernaski, que morreu por motivo de saúde, ontem (13), diversas lideranças da Paróquia São José destacaram a vida do religioso em prol dos menos favorecidos. Com 74 anos, Dom Ladislau tratava de câncer e estava internado há algumas semanas no Hospital Erasto Gaetner, em Curitiba. O sepultamento acontecerá após missa solene amanhã (15), às 9h, na nova e primeira cripta da Catedral, pois, como é tradição, os bispos são enterrados nas igrejas onde trabalhavam.
“Dom Ladislau era uma pessoa maravilhosa que soube testemunhar o verdadeiro cristo no meio dos homens. Ele tinha uma vitalidade e disposição incrível para atender, ajudar e trabalhar por pessoas nas mais variadas causas sociais, como crianças abandonadas, mendigos, pessoas com deficiência, entre outras necessidades”, aponta a jornalista Katia Côrtes.
“Um ser humano muito humilde e desapegado aos bens materiais, que sempre batalhou para diminuir as mazelas da sociedade e mobilizando a todos em diferentes projetos sociais”, elogia a escritora e historiadora Maria Angélica Marochi.
“A Diocese São José dos Pinhais está em luto do ponto de vista humano, mas, do ponto de vista da fé, temos a passagem do nosso bispo deste mundo para a eternidade. O seu falecimento às 11h30, do dia 13 de fevereiro, o coloca na história não somente da igreja, como para toda a população. Um homem da espiritualidade e da objetividade, de firmeza em suas posturas que deixa saudade. Toda a comunidade diocesana vivencia este momento. Pelo que ele construiu nesta vida que tenha uma eternidade feliz, e que o Divino Espírito Santo inspire o melhor sucessor para esta função de pastor da Igreja Particular Diocese São José dos Pinhais”, enaltece padre Aleixo.
“Tive contato com Dom Ladislau desde criança e sempre o vi como um exemplo de dedicação em busca da igualdade social, incluindo a valorização do homem do campo. Uma vida simples e com grande sabedoria”, destaca o arquiteto Tobias Bonk, responsável pela recente reforma da Catedral e construção da cripta onde o bispo será sepultado.
Biografia
Dom Ladislau Biernaski nasceu em Campo Magro, que na época era um distrito de Almirante Tamandaré, na região metropolitana de Curitiba, no dia 24 de outubro de 1937. Ordenou-se padre em julho de 1963, em Curitiba. Como sacerdote e licenciado em Filosofia, dedicou-se, sobretudo, à formação de novos padres na Congregação da Missão, à qual pertencia. Ele recebeu a sagração episcopal em maio de 1979, em Roma, trabalhando inicialmente como bispo auxiliar na Arquidiocese de Curitiba.
Foi bispo auxiliar da Arquidiocese de Curitiba entre 1979 e 2006, sendo responsável por atender 23 municípios da região. Em 2006, assumiu a recém-criada Diocese de São José dos Pinhais, que engloba 14 municípios. Também foi responsável pela Pastoral Operária, Pastoral Carcerária e Pastoral do Menor e da Comissão Pastoral da Terra, em que era atual presidente.
Política
Dom Ladislau era um dos religiosos mais procurados pelos políticos devido ao seu posicionamento firme em relação aos governantes e as questões sociais. Em 2006, por exemplo, no dia seguinte às eleições de outubro, o governador reeleito na época, Roberto Requião, veio à Casa Paroquial na Diocese São José dos Pinhais para pedir benção ao bispo. Requião estava acompanhado da mulher Maristela Requião e do vice-governador Orlando Pessuti.
Luto
A prefeitura de São José dos Pinhais decretou luto oficial de três dias no município. “Dom Ladislau Biernaski tem um papel muito importante na implantação e ações da Diocese São José dos Pinhais, e não só para a religião católica”, diz o prefeito Ivan Rodrigues.
Fonte: PautaSJP
0 comentários:
Postar um comentário