Publicidade

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Ministro Paulo Bernardo inaugura primeira fase de revitalização do Ressaca em SJP

A revitalização abrange os 13 km² da bacia hidrográfica do Ressaca.

Para comemorar a conclusão da primeira fase das obras de revitalização do Rio Ressaca, a Prefeitura de São José dos Pinhais organiza na próxima sexta-feira (17) uma solenidade no Observatório do Parque Linear. O evento começa às 10h30 e contará com a presença do Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, que vai ministrar a aula inaugural do Programa de Educação Ambiental para as crianças do município.

O primeiro trecho da revitalização do Rio Ressaca compreende a área que vai do Portal de São José dos Pinhais até a avenida Rui Barbosa. As famílias que moram na região já foram beneficiadas com as obras, que acabaram com as frequentes enchentes que provocavam prejuízos e transtornos.

O projeto do Ressaca, orçado em R$ 38 milhões, abrange os 13 km² da bacia hidrográfica do rio, foi dividido em três fases. Os recursos são do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) do Governo Federal, com contrapartida do município. Paulo Bernardo, na época à frente do Ministério de Planejamento, interveio para obter os recursos federais para o projeto da Prefeitura de São José dos Pinhais.

A Caixa Econômica Federal está analisando o projeto da segunda etapa da revitalização do Ressaca, que vai da Avenida Rui Barbosa até a Rua Ângelo Moro Redeschi. A licitação para as obras deve ser feita até julho deste ano. Ao final da terceira etapa, a cidade vai ganhar um parque linear urbano, com a oferta de espaços ajardinados e equipamentos de lazer e recreação. 

A recuperação do Rio Ressaca, além de resolver o problema das famílias que moravam em suas margens, vivendo em situação de risco, contribui também para a recuperação do Rio Iguaçu. O Rio Ressaca é afluente do Iguaçu, que tem sua nascente em São José dos Pinhais e termina em Foz do Iguaçu. Na fronteira entre Brasil e Argentina, o Iguaçu forma as Cataratas do Iguaçu, eleitas uma das Sete Maravilhas da Natureza.

Nesta sexta-feira será iniciado o programa de Educação Ambiental, numa parceria entre as secretarias de Educação e Meio Ambiente. Os alunos das escolas do município irão conhecer a história do Rio Ressaca e receberão uma cartilha de conscientização ambiental.

Outros projetos

A Prefeitura desenvolve uma série de ações para recuperar o meio ambiente em São José dos Pinhais e promover uma melhor qualidade de vida à população. A criação do Parque Linear do Rio Itaqui, por exemplo, vai realocar mais de mil famílias que ocupam áreas de preservação ambiental ao longo do rio, nas regiões do Guatupê e da Borda do Campo. As obras fazem parte do Programa Vizinhança Solidária e contam com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES).

Desde agosto de 2011, a coleta seletiva foi ampliada; o caminhão agora passa em todas as ruas da cidade – uma vez por semana em 22 setores da área urbana e a cada 15 dias em quatro setores da área rural, aumentando em 40% o material coletado.

No ano passado também foi inaugurada a Central de Triagem e Valorização de Resíduos Recicláveis de São José dos Pinhais, a maior da Região Metropolitana de Curitiba. Ela recebe aproximadamente 200 toneladas de resíduos recicláveis por mês.

Confira vídeo com imagens das obras no Ressaca:

Serviço:
Observatório do Parque Linear do Rio Ressaca
Final da Rua Paranavaí, próximo ao Portal de São José dos Pinhais.
Horário: 10h30.

Foto: Silvio Ramos 
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário