
Prefeito Ivan Rodrigues mostra as obras ao ministro de Comunicações Paulo Bernardo.
Cerca de 70 crianças da Escola Municipal Padre Pedro Fuss, de São José dos Pinhais, ouviram nesta sexta-feira (17) do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, uma lição de educação ambiental, no Observatório do Parque Linear do Rio Ressaca. O evento celebrou a conclusão da primeira fase das obras de revitalização do rio, executadas pela Prefeitura com recursos do Governo Federal.
O primeiro trecho da revitalização do Rio Ressaca compreende a área que vai do Portal de São José dos Pinhais até a avenida Rui Barbosa. Os moradores da região foram beneficiados com as obras, que acabaram com as enchentes que provocavam prejuízos e transtornos.
O projeto do Ressaca, orçado em R$ 38 milhões, abrange os 13 km² da bacia hidrográfica do rio e foi dividido em três fases. Os recursos são do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) do Governo Federal, com contrapartida do município. Paulo Bernardo, na época à frente do Ministério de Planejamento, interveio para obter os recursos federais para o projeto da Prefeitura de São José dos Pinhais.
O ministro Paulo Bernardo falou sobre a área do Ressaca antes da revitalização. “Parecia um depósito de lixo ao ar livre. O que aconteceu aqui foi resultado de muitos anos de descuido”, destacou.
Ele elogiou o trabalho da administração do prefeito Ivan Rodrigues em relação à obra. “Na mesma época que o PAC destinou recursos ao Ressaca, também foi liberada uma verba para o alargamento da praia de Matinhos; e lá até hoje não apresentaram nem o projeto”, afirmou o ministro. Paulo Bernardo reforçou aos alunos a necessidade da preservação ambiental. “Nossa esperança é que os meninos e meninas aqui presentes ajudem a cuidar e fiscalizar para não deixar as pessoas degradarem o meio ambiente”, disse o ministro.
O prefeito Ivan Rodrigues agradeceu o apoio do ministro Paulo Bernardo para a realização da obra, que era uma necessidade antiga da população do município. “Nunca tive ideia de que teria o apoio do Governo Federal com tanta rapidez e presteza. Foi um pouco de sorte, mas muito mais pelo empenho e carinho do ministro por São José dos Pinhais”, enfatizou o prefeito.
O presidente da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, Assis Manoel Pereira, também falou sobre a importância do projeto de revitalização do Rio Ressaca. “Acompanho há tempos o sofrimento do povo com as enchentes causadas pelo Ressaca. Uma das maiores ações que o prefeito fez pela cidade foi essa obra; em poucos dias ele conseguiu esse recurso que o município não vai precisar devolver”, complementou.
A Caixa Econômica Federal está analisando o projeto da segunda etapa da revitalização do Ressaca, que vai da Avenida Rui Barbosa até a Rua Ângelo Moro Redeschi. A licitação para as obras deve ser feita até julho deste ano. Ao final da terceira etapa, a cidade vai ganhar um parque linear urbano, com a oferta de espaços ajardinados e equipamentos de lazer e recreação.
A recuperação do Rio Ressaca, além de resolver o problema das famílias que moravam em suas margens, vivendo em situação de risco, contribui também para a recuperação do Rio Iguaçu. O Rio Ressaca é afluente do Iguaçu, que tem sua nascente em São José dos Pinhais e termina em Foz do Iguaçu. Na fronteira entre Brasil e Argentina, o Iguaçu forma as Cataratas do Iguaçu, eleitas uma das Sete Maravilhas da Natureza.

Prefeito Ivan Rodrigues e alunos da Escola Municipal Padre Pedro Fuss.
Nesta sexta-feira foi iniciado o programa de Educação Ambiental, numa parceria entre as secretarias de Educação e Meio Ambiente. Os alunos das escolas do município irão conhecer a história do Rio Ressaca e receberão uma cartilha de conscientização ambiental.
Fotos: Sergio Sabino
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
0 comentários:
Postar um comentário