A Prefeitura de São José dos Pinhais iniciou na semana passada a recuperação da histórica caixa d’água, dentro das obras de revitalização da Praça Getúlio Vargas (antigo terminal urbano da cidade).
A caixa d’água tem 30 metros de altura e capacidade para 100 m³ de água. A construção feita pela Sanepar em outubro de 1966 está desativada há anos. Mesmo sem funcionar, a caixa d’água tem grande valor histórico para o município. O monumento foi a primeira edificação do Brasil a ser construída com concreto protendido, material que gera um sistema de tração no aço e compressão no concreto, melhorando a resistência da estrutura construída.
A edificação da década de 60 receberá pastilhas instaladas de acordo com as características originais e ainda um espelho d’água em volta do monumento e um chafariz com fonte luminosa, que irá valorizá-la.
“A Praça Getúlio Vargas voltará a ser o que era antes da instalação do antigo terminal, um espaço de lazer em São José dos Pinhais. E dentro deste projeto, a revitalização da caixa d’água está incluída, principalmente pelo valor histórico que ela possui para o município”, explicou o prefeito Ivan Rodrigues. caixa d’água foi inaugurada na gestão do prefeito Atílio Talamini e possui uma placa que marca a realização, em 1965, do 3º Congresso de Engenharia Sanitária no Paraná.
A obra faz parte do programa de revitalização de espaços históricos da cidade, que inclui ainda a reforma do prédio da Biblioteca Scharffenberg de Quadros e preservação e adequação do Centro de Vivência João Senegaglia para criação de um novo teatro em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI).
Fonte: Tribuna Metropolitana
0 comentários:
Postar um comentário