Publicidade

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Prefeitura de SJP apoia novas técnicas de produção de vinho


A implantação de novas técnicas e cuidados com o solo poderão contribuir para que a produção de vinho em São José dos Pinhais seja feita com a uva plantada no próprio município. Nesta sexta-feira (10), representantes das Secretarias Municipais de Indústria, Comércio e Turismo; e Agricultura e Abastecimento; do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e produtores de vinho da cidade visitaram uma propriedade que teve sucesso na produção.


Localizada na Colônia Saltinho da Malhada, a propriedade que aceitou desenvolver essas novas técnicas foi amparada por profissionais capacitados e passou a plantar parreiras. A iniciativa está dando certo e as uvas já estão sendo colhidas.

São José dos Pinhais abriga a principal praga da cultura da uva, a pérola-da-terra. Com isso, os produtores de vinho da cidade não acreditavam mais que o plantio de parreiras poderia ser realizado com sucesso e compravam a uva de outros Estados, como o Rio Grande do Sul. “Essa experiência que estamos presenciando é fantástica. Queremos conhecer e apoiar a divulgação e disseminação dessas novas técnicas”, destaca o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Christian Bundt.

Renato Adur, dono da propriedade visitada, enfatiza que um dos principais motivos que fez com que ele aceitasse esse desafio é comprovar que a produção de vinhos finos dentro do Paraná é possível. “Nós contamos com quatro enólogos que trazem técnicas do Rio Grande do Sul e estudam todos os aspectos relativos ao vinho, desde o plantio até a escolha do solo e produção”, afirma Renato.

Fotos: Sérgio Sabino
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário