
Secretário Pedro Persegona, durante apresentação de Programa para a Indústria Cerâmica, no SEBRAE
Maior pólo da indústria cerâmica do Paraná, com 150 das 200 olarias existentes na Região Metropolitana de Curitiba, São José dos Pinhais apresentou na terça-feira (07), durante evento do Serviço Brasileiro de Apoio à Empresa (SEBRAE) dirigido ao setor o Programa de Sustentabilidade Florestal e Eficiência Energética, que será lançado no próximo dia 06 de março pela Prefeitura de SJP.
O objetivo do programa, de acordo com o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Pedro Persegona, é estimular o plantio de “florestas energéticas”, desenvolvendo a eficiência energética e promovendo o acesso ao crédito para a modernização dos fornos e da infraestrutura das olarias.

Secretário Pedro Persegona e equipe, em visita técnico à Olaria JB Barbosa
De acordo com o geólogo da Mineropar, Luciano Cordeiro de Loyola, desde que foi iniciado um trabalho de desenvolvimento do conhecimento tecnológico para os industriais, em 2006, os avanços foram muito significativos. “Até então, as indústrias utilizavam dois ou três metros cúbicos de lenha para produzir um milheiro de tijolos. Hoje já produzem a mesma quantia com cerca de 1,7 metros cúbicos”, destaca. Tal fato, segundo Loyola, demonstra o quanto há interesse do setor em investir e ampliar.
O empresário Paulo Joel Barbosa diretor fundador da JB Barbosa Olaria, localizada no bairro Agaraú, em São José dos Pinhais, comemora a iniciativa da Prefeitura em trazer oportunidade de investimentos para melhorar a infraestrutura do setor. “Minha empresa está em fase de desenvolvimento. Já melhoramos muito, mas sabemos, a exemplo de olarias de outros Estados que visitamos, o quanto é possível produzirmos mais”, destaca Barbosa. Ele comenta que o próximo passo é a aquisição de um forno mais moderno, que deve ser viabilizada, já por meio do crédito que a Prefeitura está estabelecendo.
Fotos: Sérgio Sabino
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
0 comentários:
Postar um comentário