Publicidade

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Vivência promove sessões voltadas à TPV

Bruna dos Santos tinha receio de não passar no vestibular e ver seus colegas na faculdade

A Vivência – Centro de Atendimento em Psicomotricidade Relacional, empresa de São José dos Pinhais no auxílio a bebês, crianças e adolescentes, promove neste início de ano o trabalho com jovens em idade pré-vestibular. Esta metodologia de desenvolvimento emocional é a base para que estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, e de cursinhos, participem de atividades que ajudem na escolha da profissão e na ansiedade em participar de vários simulados e diferentes vestibulares.

A universitária de Desenho Industrial – Design de Moda, Bruna Elisa dos Santos, de 17 anos, mora no bairro Pedro Moro, em São José dos Pinhais. Ano passado, participou de grupos de adolescentes na Vivência e considera que conseguiu amenizar a sua ansiedade para escolher e iniciar sua carreira profissional. 

“Quando o ano começou, eu tinha dúvidas entre fazer Psicologia, Medicina, Hotelaria e Gastronomia. No final do semestre estava insegura e cheguei a pensar em fazer cursinho à noite, mas depois compreendi que isso só aumentaria a rotina de estudo e a ansiedade. É difícil estudar quando existe o medo de não passar e que seus amigos no ano seguinte estarão indo para a faculdade e você fazendo tudo de novo”, comenta Bruna dos Santos, que iniciou a graduação em design de moda no dia 06 de fevereiro, na PUC-PR do Prado Velho, em Curitiba.

As psicomotricistas relacionais Luiza Rocha e Daniele Moro

A mãe de Bruna, Denise Maria Précoma, no ano de vestibular da filha se preocupou em não aumentar o peso da responsabilidade. “Em casa a gente notava que a Bruna estava preocupada com estas diferentes escolhas. Ao conversar com as profissionais da Vivência soube que o assunto era trabalhado nas sessões”, lembra Denise Précoma.

Para a psicomotricista relacional Luiza Helena Rocha, nas dinâmicas a autoconfiança cresce na medida em que o stress diminui. “Os jovens de 16 anos estão saindo da adolescência e precisam de segurança para definir o que farão nos próximos anos. Muitas vezes, mesmo de forma indireta, ocorre a pressão dos amigos e da família. É uma decisão importante e o trabalho com diversos participantes ajuda nas escolhas, na medida em que cada membro vai demonstrando aos outros o seu fortalecimento emocional”, avalia Luiza Rocha. 

Segundo Daniele Moro, uma das sócias da Vivência, a proposta de sessões específicas com jovens para amenizar a tensão pré-vestibular foi idealizada a partir das conversas com os pais e pedidos de diretores de escolas. “Recebemos ligações de coordenadores de colégios interessados em sugerir este trabalho para os alunos. Serão encontros quinzenais de duas horas de duração, entre os meses de abril e novembro. Acredito que é a primeira iniciativa em grupo com este propósito na cidade”, aponta Daniele Moro.

Informações Vivência – Centro de Atendimento em Psicomotricidade Relacional. Travessa Conúncio Carrano, 231 - centro de São José dos Pinhais. Fone: 41 3282-3033.

Fonte e foto: PautaSJP

0 comentários:

Postar um comentário