
Na nova escola Padre Pedro Fuss, professora destaca melhores espaços
As aulas de 2012 começaram em São José dos Pinhais com novidades para os alunos das Escolas Municipais Eugênia da Cruz Talamini, no São Marcos e Padre Pedro Fuss, no São Cristóvão. As duas escolas receberam estruturas completamente novas e reformuladas, com a capacidade de atendimento ampliada.
Além das novas estruturas, a Prefeitura de São José dos Pinhais está concluindo dois novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) - a Baba do Passarinho, no Jardim Ipê; e Santa Maria de Los Angeles, no Rio Pequeno. Somando as quatro unidades, serão disponibilizadas 45 novas salas, que podem atender cerca de 1.900 alunos.

Lívian, de 10 anos, elogia as novas salas de aula da escola Eugênia Talamini
Lívian Monteiro Lima, 10 anos, aluna do 4º ano da Escola Municipal Eugênia da Cruz Talamini, lembra que as salas de aula antes eram muito apertadas e as crianças sofriam com o calor. “Tinha um ventilador muito fraco que não adiantava nada. Agora a escola está mais bonita, as salas são maiores, nós não passamos mais calor”, afirma Lívian. Alexandre Martins, 9 anos, aluno do 4º ano da mesma escola, comemora a presença de bebedouros com água dentro da sala e mais ventiladores. “Antes precisávamos pedir para a professora para sair da sala, agora podemos beber água aqui dentro e a sala é mais arejada”.
A professora do 5º ano da Escola Municipal Padre Pedro Fuss, Natascha Sokolowicz, que já ministrava aulas na antiga estrutura, cedida pelo Estado, conta que a diferença é grande. “A escola melhorou muito, temos uma estrutura melhor, com mais espaço e mais silenciosa”. A professora afirma já notar que os alunos estão com a auto-estima elevada e motivados a estudar. “Aqui na nova escola nós temos espaços diferenciados e mais recursos para trabalhar com as crianças, como as salas de arte e de vídeo”, destaca.

Alana, de 10 anos, gostou de poder estudar pela manhã na nova escola Padre Pedro Fuss
Para a aluna do 5º ano da Escola Pedro Fuss, Alana Macemiuk, de 10 anos, os diferenciais são as canchas maiores, a horta e os novos horários, já que na estrutura anterior a escola funcionava apenas no período da tarde. “Eu gostei muito de poder estudar pela manhã e aproveitar a tarde para brincar em casa”, afirma.
A diretora da Escola Municipal Padre Pedro Fuss, Maria das Graças Teixeira, acredita que o trabalho da instituição terá grande melhora no ponto de vista pedagógico. “Ainda estamos trabalhando para nos organizarmos, mas a estrutura maior e adequada já é um avanço. Antes, o ambiente da escola era muito barulhento, tornando o trabalho de aprendizagem inviável”, completa.

Crianças brincam em cama elástica na nova escola Eugênia Talamini
A secretária municipal de Educação, Tânia Galvão, lembra que as quatro novas instituições são de grande importância para a cidade. “As duas novas escolas e os dois novos CMEIs vão nos trazer aproximadamente 1900 novas vagas, e isso mostra o esforço da Prefeitura de São José dos Pinhais e da gestão do prefeito Ivan Rodrigues no sentido de sanar os problemas que temos hoje e buscar atender a toda a demanda do município”, destaca.
Foto: Sergio Sabino e Sílvio Ramos
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
0 comentários:
Postar um comentário