Publicidade

domingo, 11 de março de 2012

Atuação da GPTran em São José dos Pinhais tem surtido efeito



Desde sua criação o Grupo de Policiamento de Trânsito (GPTran) já realizou diversas ações na cidade de São José dos Pinhais. Lançado em junho do ano passado pelo Tenente Coronel Maurício Tortato, o policiamento extensivo ocorre em 22 municípios da região metropolitana de Curitiba. A equipe de reportagem do Portal Vera Rosa acompanhou o trabalho do grupo na última quinta-feira (08), numa ação de trânsito efetuada na Rua Joaquim Nabuco.

O 2° Tenente Hess, comandante da operação, explicou que estava sendo realizado uma operação de fiscalização de trânsito, conhecido como blitz, de responsabilidade do GPTran. Na ocasião, foram recolhidos oito veículos – 5 motocicletas e 3 automóveis – em razão de pendências administrativas. Entre as 13h30 até por volta das 16h, a polícia notificou 21 autos de infração e abordou um veículo suspeito no qual foi encontrado 7,5 gramas de maconha. Os rapazes que estavam no veículo são de cidade de Joinvile – SC e foram encaminhados até a Delegacia de São José dos Pinhais. No mesmo dia, o efetivo realizou policiamento preventivo nos bairros Guatupê, Borda do Campo e Centro.

Esse tipo de atuação da polícia – ação de trânsito – segue um plano atemporal e visa apurar a integridade do veículo e se as documentações estão em ordem. As blitz ocorrem sempre durante o dia, salvo exceção os períodos de grande movimentação noturna.

Por telefone o comandante do 17° Tenente Coronel Maurício Tortato, falou que os PMs que fazem o policiamento à pé estão em uma categoria chamada ação de saturação, ultimamente muito visto na área central de São José dos Pinhais, onde se concentra o comércio local. Nesse caso, os policias circulam por determinadas áreas, geralmente à tarde e à noite, com o intuito de fazer o policiamento preventivo com a presença efetiva da polícia no bairro. Com essa ronda, os PMs fazem um acompanhamento estatístico que detecta quais locais são os pontos de roubos e furtos, os chamados hot spots – pontos quentes. Esse sistema é rotativo, pois os ladrões mudam os locais de ação de acordo com a oportunidade.

A iniciativa do Tenente Coronel Maurício Tortato tem dado bons resultados nas várias cidades. Cobrar a atuação da polícia é dever de todo cidadão, assim como conhecer o modo de atuação dela, ajudar a com informações pertinentes e reconhecer os resultados positivos.

Fonte: Portal Vera Rosa

Um comentário:

  1. A Vera Rosa divulgou a Blitz e depois venho com essa reportagem para tentar mudar os fatos. Só fez essa reportagem depois que eu chamei a atenção dela para o erro que cometeu.

    ResponderExcluir