Publicidade

sexta-feira, 2 de março de 2012

Líder no Estado, São José dos Pinhais sedia reunião inédita do Conselho Estadual do Trabalho

Prefeito Ivan Rodrigues, ao lado do Secretário Estadual de Trabalho, Emprego e Economia Solidária 

São José dos Pinhais sediou a primeira reunião descentralizada do Conselho Estadual do Trabalho, nesta quarta-feira (29) no Hotel Paraná Golf. A cidade foi escolhida para esse encontro inicial por possuir a melhor Agência do Trabalhador de todo o Estado do Paraná, de acordo com eleição realizada pela própria Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego e Economia Solidária em dezembro de 2011.

“Com mais de 5.600 intermediações no ano passado, uma meta ousada e cumprida, São José dos Pinhais é um grande exemplo para todo o Estado”, afirmou o secretário estadual de Trabalho, Emprego e Economia Solidária e também presidente do conselho, Luiz Claudio Romanelli.

Para o prefeito Ivan Rodrigues, a equipe da Agência do Trabalhador de São José dos Pinhais fez por merecer a classificação de melhor do Paraná. “A criação de uma Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego foi uma promessa que fiz na campanha e que lutei para que fosse realizada. Investimos muito trabalho e esforço para atender às necessidades do município em capacitação e intermediação. Hoje não existem mais aquelas filas que começavam de madrugada em uma agência com condições precárias, temos uma grande agência com ótimo atendimento”, finalizou.

Atendimento às mulheres vítimas de violência

Na ocasião, o conselho aprovou a resolução nº 310/2012, que coloca a mulher vítima de violência como prioridade no atendimento das agências do trabalhador em todo o estado. A presidente da Associação Paranaense dos Médicos Legistas, Maria Letícia Fagundes, que apresentou a proposta, comemorou a aprovação pelo conselho. “Atendemos ao apelo de milhares de mulheres que sofreram violência. Ou seja, elas terão um incentivo maior e atendimento especializado na reinclusão social”, afirma.

São José dos Pinhais já é pioneira no atendimento especializado à mulher vítima de violência. Atualmente, as mulheres atendidas pela Casa de Apoio à Mulher Vítima de Violência Casa de Alice são encaminhadas com uma guia para a Agência do Trabalhador, onde recebem atendimento prioritário e têm sua reinserção no mercado de trabalho facilitada.

Pauta da reunião do conselho incluiu resolução que prioriza o atendimento a mulheres vítimas de violência

De acordo com o secretário municipal de Trabalho e Emprego, Adilson Stuzata, a resolução facilitará o trabalho nesse sentido. “Nós poderemos melhorar o atendimento a estas mulheres com nossos profissionais preparados para o acolhimento e intermediação para vagas de trabalho e cursos de qualificação”, explica. Para Romanelli, esta resolução deve em breve ter seu modelo reproduzido em outros estados. “Nós sabemos como é difícil a reinserção social de uma mulher que sofreu violência. Ela precisa ser bem recebida pelas equipes para se posicionar no mercado de trabalho”, afirma.


Agência do Trabalhador de São José dos Pinhais

Também na pauta da reunião do conselho foram discutidos os programas Pronatec e Projovem, a revitalização dos Conselhos Municipais de Trabalho e o relatório de atividades da Agência do Trabalhador de São José dos Pinhais. Os destaques no relatório da Agência do Trabalhador de 2011 ficaram por conta dos cursos de capacitação, mutirões de emprego e Economia Solidária. Os cursos de capacitação que qualificaram mais de 2 mil pessoas foram distribuídos entre mais de 20 áreas, incluindo a Inclusão Digital, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Paraná (Senac-PR), e os mutirões atingiram 47 localidades no município.

A Economia Solidária, que identifica grupos de artesãos, qualifica, fornece equipamentos e locais de trabalho através de parcerias e fornece condições para comercialização, melhorou a vida de centenas de trabalhadores informais são-joseenses. “Apenas 54% da nossa população economicamente ativa possuem registro em carteira de trabalho. A economia solidária abraça os trabalhadores informais e é um grande movimento mundial, incentivando o empreendedorismo”, afirma Stuzata. De acordo com o secretário, está em aprovação na Câmara Municipal de São José dos Pinhais a mudança do nome da sua pasta para Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, do mesmo modo que a secretaria estadual, para incluir esta atribuição na denominação.

Fotos: Silvio Ramos
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Um comentário:

  1. é isso ai moninha vamos que vamos sem medo de falar com segretarios de estado ,ministros e presidente sao jose nas maos do prefeito ivan ,sai da fronteira de curitiba

    ResponderExcluir