
Secretário Leone Leal e Padre Carlos Alberto Chiquin, assinam convênio, na presença de conselheiros tutelares e profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social
Um convênio estabelecido nesta quarta-feira (07) entre a Prefeitura de São José dos Pinhais e a Associação para a Vida e Sociedade (Avis) garantiu mais 12 vagas para abrigar adolescentes de 12 a 18 anos do sexo masculino em São José dos Pinhais.
Na nova unidade de abrigo, os adolescentes receberão atendimento dos órgãos públicos de maneira integrada. “Priorizamos a reintegração à família, mas quando não foi possível, a vida do adolescente precisa ser encaminhada”, disse o Padre Carlos Alberto Chiquin, presidente da Avis, entidade ligada à Igreja Católica.
De acordo com o secretário municipal de Assistência Social, Leone Leal, a Prefeitura acelerou os trabalhos para que se realizasse o chamamento público e a seleção da entidade para atender a uma demanda que é sempre constante e urgente. “É um convênio que estabelece as responsabilidades das partes, no zelo pela vida e todas as necessidades dos meninos que por lá passarem, com o desafio de lutar pela reintegração e reestruturação familiar”, destaca o secretário.
Atualmente, a Prefeitura abriga e custeia todas as necessidades de 113 adolescentes que por motivos socioeconômicos e de abandono necessitam da proteção do poder público. Os jovens são abrigados tanto por ordem do poder judiciário como por encaminhamento dos próprios conselheiros tutelares do município. Desse total, 83 são meninos e 30 meninas.
“Por uma série de fatores o número de meninos que são colocados em situação de vulnerabilidade social e de risco é maior. No entanto, a reintegração familiar deles é mais freqüente. O que torna o número ainda maior. Já as meninas permanecem por mais tempo nos abrigos”, observa a assistente social do município, Zélia Maria Zen Franco.
Até agora, cinco instituições abrigam os adolescentes em São José dos Pinhais. Duas delas atendem meninas e as demais, e inclusive a nova, que se chamará Casa de Passagem, atendem meninos.
Foto: Sérgio Sabino
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
0 comentários:
Postar um comentário