A cada Semana Santa, período tradicionalmente com maior consumo de pescados no Brasil, a Prefeitura de São José dos Pinhais organiza a Feira do Peixe Vivo. O evento, que este ano chega à 20ª edição, será realizado nesta quarta (04) e quinta (05) na Praça do Verbo Divino (Centro) e Parque da Fonte.
As espécies disponíveis para venda são tilápia, carpa e bagre jundiá. Além da venda de peixes vivos ao preço de R$ 8,50 o quilo, que poderão ser limpos no local por R$ 1 adicional, também haverá barracas com comidas feitas com peixes.
O secretário de Agricultura e Abastecimento de São José dos Pinhais, Pedro Persegona, explica que a Prefeitura criou um decreto que facilita a criação de peixes no município. “Desde que eles cumpram com os critérios ambientais do decreto, eles podem se cadastrar e adquirir os alevinos pagando só 40% do custo, dinheiro que vai para o Fundo de Agricultura do município” detalha.
O secretário comenta que a Feira do Peixe Vivo, que já é tradicional, tem grande relevância em São José dos Pinhais, pois devido aos costumes cristãos a demanda por peixes cresce bastante. “A Prefeitura dá desconto na compra dos alevinos, mas os criadores têm como contrapartida o compromisso de vender a preço acessível durante a Feira”, completa Persegona.
Para o piscicultor Antônio Cardoso de Menes, mesmo a feira sendo com preço tabelado e bem acessível, é bom para o piscicultor, pois vende tudo o que trouxer e ganha no volume. “Nesses dois dias, o objetivo maior é o compromisso que temos com a Secretaria, pela contrapartida, mas também dá para ganhar, pois vendemos bem”, afirma Menezes.
O objetivo da Feira é incentivar o consumo de peixe não apenas na Semana Santa, mas em todas as épocas do ano. Dados do Ministério da Pesca mostram que o consumo de peixe vem aumentando no Brasil. Em 1999, o consumo médio por brasileiro era de 6 quilos por ano e, em 2010, já são mais de 9 quilos anuais. Diversos estudos indicam que comer peixe faz bem à saúde. Uma dessas pesquisas, realizada no Centro de Pesquisas Médicas de Cardiff, no País de Gales, afirma que o ômega-3, gordura encontrada nos peixes, ajuda a memória. A substância estimula a produção de novos neurônios, participando do desenvolvimento e da manutenção do sistema nervoso e também funciona como matéria-prima para a produção de substâncias que protegem o cérebro.
Serviço:
20ª Feira do Peixe Vivo
Quarta e quinta (04 e 05)
Praça do Verbo Divino – Rua Veríssimo Marques, ao lado da Câmara Municipal
Parque da Fonte – Rua Almirante Alexandrino, 489, bairro Parque da Fonte
Entrada franca
Manhã, a partir das 9h
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
0 comentários:
Postar um comentário