Publicidade

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Guarda Municipal de SJP acolhe e se aproxima de jovens em risco social

Como parte da comemoração do sétimo aniversário da Guarda Municipal de São José dos Pinhais, os jovens acolhidos pelo Programa de Proteção a Jovens em Território de Vulnerabilidade - Protejo visitaram nesta sexta-feira (13) a sede da corporação. 

O programa é executado pela Prefeitura em parceria com o Ministério da Justiça, atendendo jovens de 15 a 24 anos em situação de vulnerabilidade social, e tem por objetivo auxiliar na formação socioeducativa e de profissionalização a fim de promover a inserção deles no mercado de trabalho e contexto social, incentivando juntamente com isso seu retorno ou continuidade nos estudos.

O Protejo possui uma equipe multidisciplinar e é auxiliado pelas Mulheres da Paz, outro projeto vinculado ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – Pronasci. Através das Mulheres da Paz, muitos jovens foram encaminhados ao Protejo. Entretanto, a demanda do Protejo é espontânea e aceita os encaminhamentos da rede socioassistencial como dos Centros de Referência da Assistência Social - CRAS, por exemplo.

Essa visita à sede da Guarda Municipal teve o intuito de aproximar os jovens da corporação, o que ao mesmo tempo é um dos conceitos do projeto Guarda Comunitária. Segundo Aderson Bissoli, coordenador do Protejo, essa aproximação entre comunidade e um órgão de segurança pública ajuda a desmistificar a visão muitas vezes errôneas que a população tem dos agentes da lei. “O objetivo aqui é mostrar aos jovens que a segurança pública é feita por pessoas assim como eles, é uma maneira de humanizar a visão desses jovens em relação aos agentes de segurança pública” completou Bissoli.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário