Mulheres que se credenciaram para espalhar a paz em São José dos Pinhais serão diplomadas neste sábado (28).
A formatura acontece após o cumprimento das 240 horas de formação continuada, resultado da parceria entre o Município e o Governo Federal através do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci). O evento acontece no sábado, a partir das 19h, no Salão Nobre da Academia Policial Militar do Guatupê.
As mulheres foram instruídas sobre Direitos Humanos, Lei Maria da Penha, Direito do Idoso, Estatuto da Criança e do Adolescente, mediação de conflitos, lideranças e movimentos sociais, relações interpessoais e subjetividades, sensibilidade e novos olhares, planejamento estratégico e participativo, relações de gênero e raça, polícia e comunidade, mediação e resolução pacífica de conflitos, família saúde e sexualidade, DST/AIDS, família, saúde e drogas, além de outros temas transversais contemporâneos.
O percentual de mulheres que permaneceram no programa é exemplar para muitos outros municípios que implementaram o Pronasci. Das 50 mulheres que iniciaram no projeto, 43 estão se formando. Por este e outros fatores que atestaram o projeto como bem sucedido no município, que o Ministério da Justiça, renovou o convênio por mais um ano e autorizou o cadastramento de mais 11 Mulheres da Paz, para contemplar os novos territórios de cidadania.
Para a coordenadora do Mulheres da Paz de São José dos Pinhais, Cleusa Maria Lima, a formatura dessas 43 mulheres significa que pessoas da própria comunidade adquiriram e estão levando conhecimento sobre direitos, deveres e serviços disponíveis a seu bairro. “Ou seja, elas vão levar à comunidade conhecimento sobre o papel do Estado na oferta desses benefícios. Elas que já tinham uma vocação de liderança, hoje estão realmente preparadas para exercer esse papel, tornando-se referência para os demais da comunidade e contribuindo para o desenvolvimento tanto das pessoas como da infraestrutura local”, destaca Cleusa.
Durante o evento de formatura, será lançado um livro produzido pelas próprias Mulheres da Paz, além de um guia de serviços produzido pelo município, a ser utilizado pelas mulheres como instrumento de trabalho. O guia contém uma relação dos equipamentos e serviços públicos ofertados à comunidade e suas finalidades.
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
0 comentários:
Postar um comentário