Com o objetivo de aproximar a cultura e as artes da comunidade, a Prefeitura de São José dos Pinhais está implantando o projeto orquestra-escola, que engloba duas ações: a criação da Orquestra de Câmara de São José dos Pinhais e o ensino da música por meio de instrumentos clássicos.
A Orquestra será composta por 25 profissionais que atuarão não somente como músicos, mas também como professores no projeto. Os alunos podem ter de 7 a 15 anos. “Queremos que os músicos-professores sirvam de modelo aos alunos. Assim, eles podem futuramente montar outros grupos orquestrais jovens e melhorar a qualidade de vida, principalmente aqueles mais carentes”, destaca Semitha Cevallos, chefe da Divisão de Dramaturgia e Música.
Semitha comenta que a história da orquestra no mundo vem desde o século 16 e conta com todas as famílias de instrumentos – cordas, madeiras, metais e percussão. A Orquestra de Câmara de São José dos Pinhais vai focar na música brasileira sem deixar de tocar música europeia.
“Instrumentos como violinos, violas, violoncelos, contrabaixos, flautas, clarinetes, oboés e fagotes serão adquiridos pela Prefeitura e estarão à disposição para que os alunos do projeto possam estudar”, afirma o secretário municipal de Cultura, Christian Bundt, lembrando que a Banda Marcial da cidade não vai deixar de existir – ou seja, a cidade terá agora dois grupos musicais oficiais.
As aulas serão ministradas em dois locais: no Centro de Referência de Assistência Social da Borda do Campo e na Escola de Linguagens Culturais. O projeto é realizado em parceria com a Universidade Federal do Paraná.
Serviço:
Mais informações: 3381.5902
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
0 comentários:
Postar um comentário