Publicidade

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Policlínica Infanto-Juvenil faz 4,5 mil atendimentos mensais em SJP

O antigo CIAC agora denomina-se Policlínica Infanto-Juvenil e conta com mais especialistas.

Para mães e pais de São José dos Pinhais que precisam de auxílio de saúde especializado para seus filhos, a Policlínica Infanto-Juvenil, administrada pela Prefeitura, realiza cerca de 4.500 atendimentos mensais. A unidade coloca à disposição da população diversas especialidades.

Atualmente a Policlínica Infanto-Juvenil possui pediatria, cardiologia, oftalmologia, neuropediatria, cirurgia, neurocirurgia, pneumologia, ortopedia, fisioterapia, otorrinolaringologia, psicologia, nutrologia, fonoaudiologia, dermatologia, psiquiatria e tratamento dentário. A unidade também conta com um ambulatório de obesidade, farmácia e realiza os exames de audiometria e eletrocardiograma.

As consultas na Policlínica Infanto-Juvenil são agendadas. “Os pacientes são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde, pelas escolas ou por pediatras; e então a Central de Regulação da Secretaria faz o agendamento”, explica a coordenadora da unidade, Isildinha da Cruz. “Somente o atendimento dos pediatras é referenciado ou porta-aberta”, complementa.

Vanderléia Silvestre Machado Mendes, de 18 anos, levou o pequeno Elias, de três meses de idade, para uma consulta de rotina na Policlínica Infanto-Juvenil. A moradora do bairro Cachoeira aprovou o atendimento. “Achei ótimo, fomos muito bem recebidos pelo pessoal aqui”, afirma.

Com menos de dois meses de idade, a pequena Vitória já sofre com catarata nos olhos. A mãe Romilda Rodrigues Rego, de 41 anos, levou a menina para a unidade de saúde Afonso Pena, próxima à casa dela, que a encaminhou para a Policlínica Infanto-Juvenil. Ela passou por eletrocardiograma na unidade, exame necessário a realização de cirurgia. “Eu achei muito boa a clínica, foi a primeira vez que vim”, conta Romilda.

Romilda e a filha Vitória.

Devido ao bom atendimento prestado pelos profissionais da Policlínica Infanto-Juvenil, até mesmo pessoas que possuem planos de saúde particulares procuram consultas na unidade. “Hoje mesmo uma mãe que estava com a filha convulsionando e precisava de um neuropediatra nos procurou. Não tínhamos um no momento, mas um pediatra a atendeu e resolveu o problema”, conta Isildinha.

Desde o ano passado, com o surgimento do Departamento de Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde, a Policlínica Infanto-Juvenil deixou de fazer parte da regional de saúde Centro e recebeu mais profissionais especializados em crianças que trabalhavam na Policlínica Municipal. Neste ano a unidade também trocou de nome – era o antigo Centro Integral de Atendimento à Criança (CIAC).

Fotos: Silvio Ramos  
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário