
Alunos da Escola Municipal Maria Eufrásia, durante apresentação de capoiera pelo projeto Mais Educação
Na manhã desta terça e quarta-feiras (10 e 11), o prefeito Ivan Rodrigues, acompanhado da secretária de Educação Tânia Galvão e técnicos do setor, visitaram algumas das escolas municipais de São José dos Pinhais que receberam salas de informática, reformas e ampliação, além dos avanços pedagógicos de qualificação do ensino e valorização dos educadores, estendidos à toda a rede municipal.
“Aqui tudo mudou para melhor. Tanto na infraestrutura da escola, como na parte pedagógica e qualidade do ensino”, comemorou a diretora da Escola Maria Eufrásia, Dircena Maria Gusmão de Magalhães. “Antes trabalhávamos de botas de borracha e guarda-chuva, pois chovia dentro da escola. E também ganhávamos só 470 reais, e hoje nosso salário mais que dobrou”, emendou a servente Nilda Pereira, também do Maria Eufrásia.

Visita à Escola Leci Caldeira
“Se vocês estão entendendo assim, é sinal de que eu não estou fazendo a coisa errada”, disse o prefeito.
Já a diretora Mary Rute Reis e educadores da Escola Ananias Antonio Mauad, que atende cerca de 600 alunos, disseram estar bastante satisfeitos com as melhorias na instituição que recebeu telhado, cozinha e sala equipada de informática novos, entre outras melhorias. A sala de informática é extensiva à comunidade, por meio do Projeto de Inclusão Digital. “Temos também o Projeto de Literatura, que tem sido uma maravilha para o desenvolvimento e qualidade de aprendizado de nossos alunos”, disse a professora Vera Lícia Penteado Arruda, coordenadora do projeto.
A escola Maria Eufrásia, como é mais conhecida, atende a mais de mil alunos de 1ª a 5ª series, sendo 11 turmas em cada turno, mais cinco turmas de Educação de Jovens e Adultos, em período noturno.

Visita à Escola Paulo Pimentel
Os Alunos do Projeto Mais Educação, que passam o contra-turno na escola realizaram uma apresentação de fanfarra e capoeira. Estas e outras práticas esportivas e culturais fazem parte do cotidiano da escola, que demonstra estar em pleno movimento e integração entre turmas, turnos e professores/alunos.
“Fiquei encantado com tanta riqueza nesse ambiente escolar. Percebemos que os educadores utilizam de recursos que realmente atraem as crianças e as fazem gostar de todas as atividades da escola”, comentou o prefeito.
Ivan Rodrigues também visitou as escolas municipais Leci Caldeira, no Bairro Guatupê, que atende cerca de 900 alunos e Paulo Pimentel, no Jardim Cristal, com cerca de 600 alunos. Todas as escolas visitadas pelo prefeito, assim como diversas outras, receberam reformas e a Paulo Pimentel ganhou ampliação de mais duas salas.

Fanfarra da Escola Maria Eufrásia
Todas as escolas apresentam recursos criativos de incentivo ao conhecimento. Na Escola Leci Caldeira, a pedagoga Mariana Ravedutti idealizou e implantou com a ajuda dos colegas e alunos da 5ª série a Rádio Escola. Ela conta que a parte financeira foi conseguida através do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE) e que a instalação foi um serviço voluntário feito pelos alunos de engenharia da Universidade Tecnológica do Paraná. “É um recurso extraordinário com o qual a escola passou a contar, pois faz com que os alunos desenvolvam a oralidade e o interesse pela leitura”, comenta a diretora Zélia Maria Kshesek.
Já a escola Paulo Pimentel, que recebe boa parte dos alunos vindos de outras cidades, regiões e estados, faz um trabalho com horta orgânica associado ao Meio Ambiente. A professora de Meio Ambiente, Ivone Adriana Nasloski Benevenuto, leva as crianças para ajudarem a cuidar da horta, enquanto recebem e vêem na prática exemplos da importância da água e da preservação de outros elementos da natureza. “Esse cuidado com o meio ambiente é refletido no cuidado com o outro e consigo mesmo, além de criar uma simpatia dos pais pela escola, uma vez que recebem as hortaliças produzidas, através dos filhos que os incentivam a uma alimentação saudável”, conta a diretora, Fabiana Sarturi.

Prefeito Ivan com educadoras da Escola Elvira Pilotto Carrano
Outra Escola visitada pelo prefeito, sua equipe e o vereador professor Walber, foi a Elvira Pilotto Carrano, com cerca de 500 alunos, que trabalha diversos projetos, dentre eles o de Educação para o Trânsito, que iniciou a partir da necessidade de mais sinalização nas ruas ao entorno da escola e que evoluiu para um aprendizado dos próprios alunos. Com a contribuição da Guarda Comunitária de São José dos Pinhais, eles estudam desde a legislação até sinalização de trânsito. “Eles sairão daqui com muita informação sobre o trânsito, inclusive conteúdos que são ensinados pelas auto-escolas”, disse a diretora, Sandra Mara Daros Teixeira.

Prefeito Ivan em uma das salas de aula da Escola Ananias Antonio Mauad
Fotos: Sílvio Ramos e Sérgio Sabino
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
0 comentários:
Postar um comentário