Publicidade

sábado, 28 de abril de 2012

Sesi e Rede Globo realizam Ação Global em São José dos Pinhais e Paranaguá

O Sesi e a Rede Globo promovem no próximo sábado, dia 5 de maio, em São José dos Pinhais e em Paranaguá, mais uma edição da Ação Global, o grande mutirão da cidadania, que reúne voluntários de empresas, entidades e instituições de diferentes setores. Somados os dois eventos, serão mais de 700 voluntários.


Durante o dia, das 9h às 17h, eles irão atender a população com serviços das áreas de cidadania, educação, saúde, cultura e lazer. São esperadas cerca de 28 mil pessoas nos dois eventos e a previsão é prestar mais de 90 mil atendimentos. Tanto em Paranaguá como em São José dos Pinhais recreação e lazer para as crianças, além de programação cultural e atração artística durante todo o dia.

Em A Ação Global é um evento de âmbito nacional, que acontece em cidades de todos os estados, no mesmo dia. Realizado desde 1995, o evento já beneficiou mais de 16,8 milhões de pessoas no Brasil e prestou mais de 27,3 milhões de atendimentos. Neste ano, o tema é “Eu faço Ação Global o ano inteiro”.

Para o especialista em temas de responsabilidade social corporativa e desenvolvimento sustentável, Marcelo Linguitte, a Ação Global é um primeiro passo para o processo de desenvolvimento local. “A iniciativa contribui para despertar as pessoas sobre seus direitos e potencialidades, além de fortalecer a cultura do voluntariado nas empresas e na comunidade. Ou seja, é o esforço compartilhado e coletivo, que é o mesmo princípio do desenvolvimento local”, afirmou Linguitte, em palestra promovida pelo Sesi-PR, quarta-feira (25), para abrir as atividades da Ação Global no Estado.

Para a gerente de Responsabilidade Social do Sesi-PR, Sônia Beraldi, a Ação Global permite às indústrias praticarem dois importantes aspectos de sua atuação junto à sociedade. “Um é a prática do voluntariado entre os colaboradores. Outro é o exercício do investimento social na comunidade”, afirma ela.

Segundo a gerente de Esporte e Lazer do Sesi-PR e coordenadora da Ação Global no Paraná, Débora de Lara, os eventos de São José dos Pinhais e de Paranaguá contam com a parceria das prefeituras, indústrias, órgãos do Governo Estadual, sindicatos empresariais, instituições de ensino, instituições de diversos setores e organizações não governamentais. “São mais de 80 parceiros”, informa Débora. Em Paranaguá, um dos principais parceiros é a Capitania dos Portos.


SÃO JOSÉ DOS PINHAIS 


Em São José dos Pinhais a Ação Global será na Faculdade Metropolitana de Curitiba (Famec), localizada na Avenida Rui Barbosa, 5881, bairro Afonso Pena.

A previsão é que 25.000 pessoas participem e que sejam prestados 75.000 atendimentos. 

Um dos destaques da Ação Global em São José dos Pinhais é o casamento coletivo, totalmente gratuito para os casais. A população terá, também, acesso a serviços de cidadania, como emissão da primeira via da carteira de identidade e da primeira e segunda via da carteira de trabalho. Além disso, será encaminhada a segunda via da carteira de identidade e do CPF. A pessoa que fizer o cadastro destes documentos na Ação Global fica isenta da taxa de inscrição. Haverá, também, orientação sobre FGTS/PIS e habitação.

Será ofertado corte de cabelo gratuito. Na área da saúde, a população vai contar com avaliação da saúde bucal, avaliação corporal, aferição de pressão, dosagem de glicemia, e orientações sobre medicina preventiva. O público poderá participar também de orientação psicopedagógica, oficinas educativas, e conhecer os cursos de curta duração ofertados pelo Senai.

Para a criançada haverá diversos serviços de recreação e lazer, além de atividades esportivas, pintura, escultura de balão e bonecos gigantes.


Confira os principais serviços: 
Cidadania

Casamento Coletivo
Emissão de Carteira de Trabalho
Emissão de RG (1ª via)
Corte de Cabelo
Orientação para cadastro único
Orientações sobre FGTS/PIS e Habitação
Orientações sobre a Lei Maria da Penha e sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente


Educação

Educação para o Trânsito
Teatro de fantoches
Orientações sobre Prevenção de Acidentes Domésticos


Saúde

Acupuntura
Quick massagem
Acuidade visual
Aferição de Pressão / IMC /teste de Glicemia
Vacinação contra gripe e orientação sobre imunização
Orientação sobre DST, AIDS, Tuberculose, tabagismo, gravidez na adolescência


Cultura e Lazer

Dança, Bandas e apresentação de corais
Canil da Policia Militar
Ônibus do Lazer
Ônibus do Museu Bíblico
Exposição da Policia Militar
Brinquedos infláveis
Cama elástica
Piscina de bolinha
João Bobo
Pintura a dedo
Recreação

Fonte: Agência FIEP

0 comentários:

Postar um comentário