Publicidade

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Distribuição de vacinas contra aftosa é gratuita em SJP

A distribuição das vacinas no município é gratuita.

A Prefeitura de São José dos Pinhais, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, iniciou nesta semana a vacinação do rebanho bovino do município contra a febre aftosa.

A campanha faz parte do calendário oficial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e é dividida em duas fases – uma em maio e a outra em novembro.

Diferente de outros municípios que apenas disponibilizam as doses das vacinas aos produtores de gado, em São José dos Pinhais os profissionais da Secretaria de Agricultura, em parceria com a Emater, efetuam a busca ativa para a entrega das doses e orientação sobre a vacinação.

Nas duas primeiras semanas da campanha, a Prefeitura vai de encontro aos pecuaristas para aplicação das doses. Aqueles que não foram encontrados ou não compareceram aos postos volantes devem ir diretamente até a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento para pegar suas doses de vacina.

Segundo o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, João Teixeira, São José dos Pinhais presta um apoio diferenciado, uma vez que a responsabilidade sanitária é do Estado. “E ainda fazemos a distribuição das vacinas de forma gratuita” completou o secretário. Segundo dados da própria secretaria, a cobertura da vacinação é de 100% da população bovina de são José dos Pinhais.

O secretário ainda salienta a preocupação social da Prefeitura com os pequenos produtores no que diz respeito ao acesso as doses. “O rebanho de nossa cidade é basicamente de gado leiteiro e existem criadores de pequeno porte, com um ou dois animais, e estes muitas vezes não sabem como conseguir a vacina. Nós vamos até ele” afirmou.

Confira abaixo quadro com a programação da vacinação contra febre aftosa:


Clique na imagem para ampliar

A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento orienta que cada produtor é responsável por seu rebanho, devendo vaciná-lo, sob pena de multa, sendo obrigatório o cadastramento de todos os animais, devendo ser vacinados todos os animais até 24 meses.

Foto: Sergio Sabino 
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário