Uma palestra com a especialista na área de família, Ângela Mendonça, voltada para a sensibilização das famílias, sobretudo no comportamento dos adultos em relação às crianças e adolescentes, foi promovida nesta quarta-feira (16), pela Prefeitura de São José dos Pinhais, no auditório da Câmara de vereadores.
O encontro com as famílias faz parte da 7ª Semana Municipal de Prevenção e Enfrentamento à Violência Doméstica e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, que está acontecendo no município de 14 a 18 de maio. De acordo com a coordenadora do evento e assistente social Cilmara Tomasoni, o fortalecimento da família, para que saibam acima de tudo guardar e proteger seus filhos, conforme o artigo 22 do Estatuto da Criança e do Adolescente, foi o foco central da palestra.

Palestrante Angela Mendonça fala sobre Violência no Âmbito Familiar para famílias de diferentes localidades de SJP
De acordo com a palestrante, após a criação do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), que já tem 22 anos, a violência familiar, que antes não era discriminada, passou a chamar mais atenção da sociedade e as pessoas estão mais preocupadas, interferindo mais, quando constatam algum sinal de violência ou abuso.
“Temos ainda um problema muito sério que é a ausência dos pais no momento adequado de se fazer uma correção e a indisposição para tratar com a criança sobre as suas necessidades após um dia inteiro de trabalho”, exemplifica Ângela. Ela lembrou que durante muito tempo, no Brasil, as crianças foram educadas com quase nada de afeto e muita surra. Hoje é possível aprender a colocar limites nas crianças de outra forma, conversando, convencendo, dando exemplo e ganhando o respeito pelo afeto.
Ângela usou um vídeo da Pastoral da Criança intitulado “Criança, o direito de ser amada”, que aponta o ambiente familiar como origem de violências de todos os níveis, inclusive sexual. “Além da violência sexual, que é das mais traumáticas e que apresenta fatores diversos, as agressões são as mais comuns e muitas vezes tidas como natural pelos pais, principalmente aqueles que sofreram agressão e tendem a reproduzi-la. Muitos justificam que foram educados assim e são pessoas de bem. Mas sabemos que com informação a relação pode ser melhor”, enfatiza Mendonça.

Famílias participam de palestra sobre Violência no Âmbito Familiar
Dona Joana, acompanhada do filho de quatro anos, ficou sabendo da palestra através da Unidade de Saúde de seu bairro e quis assisti-la pois tem muita dificuldade em lidar com filhos mais novos. “Este que está comigo é muito nervoso. Por causa dos perigos a gente deixa ele muito dentro de casa e fica agitado. Sei que preciso ter mais paciência com eles. Tenho também uma filha de 14 anos que hoje está vivendo na rua, em Curitiba. Ela arrumou uma má companhia, um usuário de drogas, está gestante e ele nos ameaça se formos buscá-la. Quero interná-la para um tratamento e vou tomar coragem e pedir ajuda, hoje aqui”, disse a participante.
A 7ª Semana Municipal de Enfrentamento à Violência Doméstica e Exploração Sexual contra a Criança e Adolescente vai até sexta-feira (18), Dia Internacional de Enfrentamento a Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, com programação diárias e descentralizadas nos 10 Centros de Referência da Assistência Social, no município. Confira aqui, a programação. Na sexta-feira, às 18h30, a semana de ações encerra com uma Caminhada pela Paz, saindo da Praça 8 de Janeiro, em frente à Igreja Matriz do Centro de São José dos Pinhais.
Fotos: Sérgio Sabino
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
0 comentários:
Postar um comentário