Publicidade

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Prefeitura inaugura transbordo

A Prefeitura de São José dos Pinhais inaugura hoje, às 9h30, a Estação de Transbordo de Resíduos Sólidos Domiciliares localizada no bairro Barro Preto. Na estação, os materiais coletados pelos caminhões de médio porte que circulam nas ruas de São José dos Pinhais são transferidos para caminhões com o triplo da capacidade, para então seguirem ao aterro sanitário da Região Metropolitana, em Fazenda Rio Grande. 

A estação de transbordo foi a solução encontrada pela Prefeitura de São José dos Pinhais para diminuir custos com veículos e mão-de-obra, considerando a distância entre o local da coleta e o destino final para aterragem. Assim, os caminhões menores despejam detritos no Barro Preto e podem voltar aos bairros para seguir a coleta, em vez de seguirem até Fazenda Rio Grande.

Outra vantagem é evitar transtornos pelas rodovias, como mau cheiro e multas por excesso de carga (calculada por eixo) nos caminhões coletores, pois há restrição de peso de caminhões que circulam pela BR-116 até o aterro de Fazenda Rio Grande. 

Desde dezembro de 2010 a destinação dos resíduos sólidos dos municípios da Região Metropolitana de Curitiba deixou de ser o aterro da Caximba e passou a ser o de Fazenda Rio Grande. A mudança representou um aumento de 11 km na distância para São José dos Pinhais, que fica a 32 do local. A cidade de Curitiba, por exemplo, fica a 35 km do novo aterro e aumentou o custo da coleta em mais de 50% por não dispor de um equipamento desse tipo para otimizar a atividade. Em São José dos Pinhais, a população não paga a mais pela coleta de lixo, mesmo com a alteração. 

No começo deste ano o prefeito Ivan Rodrigues também defendeu o uso de outras tecnologias para a destinação do lixo na RMC, como a criação e pelo menos quatro usinas de tartamento e reaproveitamento dos resíduos distribuídos pela Grande Curitiba a fim de diminuir os custos de transporte do serviço de coleta.

Fonte: Bem Paraná

0 comentários:

Postar um comentário