Depois de definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a fase pós-pandêmica em agosto de 2010, o vírus da influenza pandêmica (H1N1)2009 continua a circular no mundo, com diferente intensidade em vários países e passou a ser considerado como mais um vírus circulante de caráter sazonal.
O Estado do Paraná encontra-se no período do ano em que habitualmente os vírus respiratórios circulam com maior intensidade, propiciando aumento na ocorrência de casos.
Desde outubro de 2010, o vírus influenza A (H1N1)2009 deixou de circular no Estado do Paraná, ressurgindo na segunda quinzena de outubro de 2011. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, neste ano foram diagnosticados 180 casos do vírus influenza A (H1N1)2009 no Paraná, sendo que 13 pessoas tiveram complicações e morreram, e no caso de São José dos Pinhais, até 23/06/2012 foram notificados e realizados exames laboratoriais de 25 pacientes, apesar do intenso trabalho realizado pela Secretaria da Saúde do município nos anos anteriores, situação que recomenda a continuação das medidas de prevenção.
O município de São José dos Pinhais segue as orientações da Secretaria de Estado da Saúde no atendimento e monitoramento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, que pode ser causada por vários vírus, inclusive o Influenza A (H1N1)2009.
Até o presente momento o município já vacinou 28.028 pessoas entre os grupos preconizados pelo Ministério da Saúde sendo: doentes crônicos, gestantes, profissionais da saúde, idosos (maiores de 60 anos) e crianças de 6 meses a menores de 2 anos de idade, o que representa 86% da expectativa de vacinados para a campanha deste ano.
A Vigilância Epidemiológica reforça a importância de manter os hábitos de higiene que ajudam a diminuir a transmissão de diversas doenças, tais como:
- lavar frequentemente as mãos com água e sabão; e na falta de água corrente higienizar as mãos com álcool 70%;
- lavar as mãos depois de tossir e/ou espirrar, usar o banheiro, tocar objetos de uso coletivo;
- manter os ambientes bem ventilados, com as janelas abertas em casa, no trabalho, nas escolas, nos ônibus;
- quando tossir e espirrar, cobrir a boca e o nariz com um lenço descartável ou com o braço;
- não compartilhar objetos de uso pessoal como talheres, copos e toalhas.
Reforçamos a importância da prevenção da saúde. Em caso de qualquer sintoma da gripe, procure o serviço de atendimento mais próximo de sua residência e consulte um médico.
O medicamento Oseltamivir (Tamiflu), que é indicado a pacientes que apresentem síndrome gripal com sintomas leves, foi disponibilizado para a distribuição gratuita à população na Unidade 24 Horas do Afonso Pena, Unidade Pré-Hospitalar 24 Horas Rui Barbosa, Hospital e Maternidade Municipal de São José dos Pinhais e nos atendimentos particulares (Hospital Novaclínica, Hospital Vitória e Autclin).
Lembramos que a medicação deverá ser prescrita pelo profissional médico após o paciente passar por consulta.
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
0 comentários:
Postar um comentário