Shopping São José promove as vendas do Dia dos Namorados com exposição da fotógrafa, de SJP, Rosane Gondro
A consultora em recursos humanos, Cristina Correia, propaga a observação dos cinco sentidos como maior conhecimento na área de vendas. A atenção com estas funções, como o olfato, paladar, tato, audição e visão, pode ser levada em conta na hora de se vender mais no período de compras para o Dia dos Namorados, que tem seu auge em 12 de junho.
“Os consumidores dão pistas de como querem e se relacionam com os produtos. Cabe aos vendedores conhecerem mais sobre esta relação. Na hora de adquirir uma bolsa, por exemplo, existem compradores que fazem questão de pegar no material, conferir os detalhes internos, até mesmo cheirar a bolsa”, fala Cristina Correia.
A consultora em recursos humanos, Cristina Correia, durante curso na Aciap, tratou sobre a data mais importante dos casais no comércio
“Não existe mais uma postura padrão de atendimento. Conforme a conversa acontece na relação comercial os apontamentos dos vendedores devem mudar”. Quanto aos presentes na data mais importante para os casais, ela lembra da importância do conhecimento dos vendedores. “Os homens gostam muito de tecnologia, e os vendedores precisam conhecer bem a parte técnica dos produtos”, aponta Cristina Correia.
Importância da data
Nem tudo são flores no Dia dos Namorados. De acordo com pesquisa do Instituto Datacenso, contratada pela Associação Comercial do Paraná (ACP), os casais de hoje priorizam presentes utilitários, dando preferência para roupas, perfumes, joias e calçados, ao invés das tradicionais rosas vermelhas, que ocupam o 7° lugar no gosto dos entrevistados.
Essa diversidade de preços e opções coloca o Dia dos Namorados no roteiro das datas mais importantes para o comércio. Segundo o Datacenso, mais da metade dos 200 comerciantes entrevistados acredita em aumento de 7% nas vendas em comparação com o mesmo período do ano passado. Vale destacar que em 2011 o balanço já registrou melhora de 6% em relação a 2010.
O instituto também ouviu 200 consumidores, 77% com idade entre 18 e 35 anos, que pretendem gastar 2% a mais que em 2011, saltando da média de R$ 137 para R$ 139,31 em gastos. Para isso, a grande maioria, terá que contar com o parcelamento no cartão de crédito. De acordo com os comerciantes, essa ainda é a principal forma de pagamento utilizada pelos clientes.
Fonte: PautaSJP e informações da Aciap
Nenhum comentário:
Postar um comentário