Existem diferentes versões sobre a origem do dia dos namorados. É bem provável que a festa dos namorados tenha sua origem em um festejo romano: a Lupercália. Em Roma, lobos vagavam próximos às casas e um dos deuses do povo romano, Lupercus, era invocado para manter os lobos distantes. Por essa razão, era oferecido um festival em honra a Lupercus, no dia 15 de fevereiro. Nesse festival, era costume colocar os nomes das meninas romanas escritos em pedaços de papel, que eram colocados em frascos. Cada rapaz escolhia o seu papel e a menina escolhida deveria ser sua namorada naquele ano todo.
Uma das simpatias - deixar o Santo Antonio de cabeça para baixo
O dia da festa se transformou no dia dos namorados, nos EUA e na Europa, o Valentine’s Day, 14 de fevereiro, em homenagem ao Padre Valentine. Em 270 a.C., o bispo romano Valentino desafiou o imperador Claudius II que proibia que se realizasse o matrimônio e continuou a promover casamentos. Para Claudius, um novo marido significava um soldado a menos. Preso, enquanto esperava sua execução, o bispo Valentine se apaixonou pela filha cega de seu carcereiro, Asterius. E, com um milagre, recuperou sua visão. Para se despedir, Valentine escreveu uma carta de amor para ela. Foi assim que surgiu a expressão em inglês "From your Valentine". Mesmo tido como santo pelo suposto milagre, ele foi executado em 14 de fevereiro.
No Brasil, a data escolhida foi 12 de junho para ocupar um período de vendas baixas no comérico, aproveitando a véspera do dia de Santo Antonio, conhecido como santo casamenteiro.
Confira algumas simpatias do dia dos namorados, segundo a colunista do Terra Monica Buonfiglio
Na tradição popular, Santo Antônio é o casamenteiro. A devoção tem origem no século XII, graças à generosidade com que o frei presenteava as jovens sem dote para que elas pudessem se casar. Segundo conta outra lenda, uma moça, cansada de rezar e esperar que o santo a ouvisse, atirou a sua imagem pela janela. A estatueta bateu na cabeça de um homem rico, que logo se apaixonou por ela. A partir desses "casos", Santo Antônio, festejado em 13 de junho, não teve mais descanso e, até hoje, recebe muitos pedidos.
Direto para o altar
No dia de Santo Antônio, 13 de junho, coloque duas agulhas iguais dentro de uma bacia com água contendo duas colheres de açúcar. Se no dia seguinte elas estiverem juntas, isso simboliza que o casamento está próximo.
Geladeira
Olhe o Santo Antônio de pertinho e diga que, enquanto ele não lhe arrumar um namorado, ficará na geladeira. Depois o ponha no congelador; dizem que funciona depressa.
Sem o Menino Jesus
Esta simpatia consiste em retirar o menino Jesus que está nos braços de Santo Antônio e dizer a ele que, se não arrumar um namorado para você, também não terá o pequeno de volta. Assim que conseguir um amor, devolva rapidamente a pequena imagem ao seu lugar.
De cabeça para baixo
Coloque a imagem de cabeça para baixo dentro de um copo contendo água ou cachaça (oh, crueldade!). Prometa deixar o santinho nessa triste situação até encontrar seu amor. Também garantem, a resposta virá logo.
Três copos e uma aliança
Você utilizará três copos: um vazio, outro com água limpa e o terceiro contendo água com um punhado de terra (que representa dinheiro). Peça a alguém que vende seus olhos e coloque uma aliança em suas mãos, unidas como quem vai brincar de passa-anel. Em seguida, essa pessoa troca os copos de lugar e pergunta diante de um dos copos: "É neste que deseja soltar a aliança?" E continua até você escolher em qual deixará a jóia. Se a aliança cair no copo vazio, indica que não encontrará alguém especial neste ano. No copo com água, conhecerá seu namorado em breve. Se for ao copo com o punhado de terra, isto revela que você conquistará uma pessoa madura e com posses.
Com a nota de R$ 1,00
No dia 12 de junho, coloque uma nota de R$ 1,00 entre o estrado da sua cama e o colchão. No dia seguinte, ao sair de casa, dê a cédula a primeira pessoa que encontrar e pergunte seu nome. Pode ser que seu próximo amor tenha o mesmo nome dele. Você poderá verificar o tempo que vai demorar a conhecê-lo, através da primeira vogal do nome da pessoa: A - dentro de um mês; E - dois meses; I - três meses; O - quatro meses; e U - cinco meses.
Fonte: Banda B
0 comentários:
Postar um comentário