Publicidade

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Oficina de Bonecos Gigantes inaugura seu espaço próprio em SJP

Novo espaço para Oficina de Bonecos

A oficina de criação dos bonecos gigantes, que já fazem parte da cultura e tradição de São José dos Pinhais, funciona em novo espaço desde esta quinta-feira (28), ao lado da regional da Saúde do bairro Costeira.

O coordenador da oficina, Ricardo Bitencourt, explica que por anos houve dificuldades de trabalho pela falta de um espaço físico adequado.

“Nesse novo local faremos tudo o que for relacionado aos bonecos, desde a confecção deles, oficinas e montagens de espetáculos para a comunidade. É um espaço apropriado para desenvolver esses trabalhos, que oferece toda a estrutura necessária, e conquistado graças à sensibilidade do prefeito Ivan Rodrigues”, explica Ricardo.

 Inauguração da placa no novo espaço da Oficina de Bonecos

Segundo Lisandro César Vieira, diretor do Departamento de Ação Cultural da Secretaria Municipal da Cultura, o novo espaço servirá também como local de acervo dos bonecos dos carnavais de anos anteriores. A oficina de bonecos estava localizada na antiga sede da Secretaria da Cultura, no centro de convivência João Seneglaglia, na Rua XV de Novembro - espaço que está passando por restauro e vai abrigar o teatro do SESI, com previsão de ser inaugurado no final deste ano. A nova sede fica em prédio próprio da Prefeitura, que com isso também deixa de pagar aluguel.

A oficina de bonecos também presta serviços para as outras ações da Prefeitura. Ricardo Bitencourt cita o exemplo da campanha de vacinação, quando o boneco usado na campanha “Zé Gotinha” foi confeccionado pela Secretaria da Cultura. “Também os bonecos da campanha de reciclagem de lixo foram confeccionados por nós”, lembra o coordenador.

A Secretaria de Cultura também faz intercâmbio para expor os bonecos em outras cidades, como Araucária e Almirante Tamandaré, que acabam divulgando a cultura de SJP.

Alguns dos bonecos do acervo da Oficina de Bonecos

No evento de inauguração, a Banda Marcial de São José dos Pinhais, que recentemente completou 20 anos, recepcionou as autoridades presentes. Em seguida ocorreu a apresentação do espetáculo “Estrelas”, que já está rodando pela cidade. É uma produção da Secretaria de Cultura que traz vários personagens da música em formas de bonecos e marionetes.

A oficina de bonecos tem ainda uma van que está sendo adaptada para levar os espetáculos do teatro de bonecos às escolas.

Foto:Silvio Ramos
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário