
Acompanhado de parlamentares paranaenses, o prefeito de São José dos Pinhais, Ivan Rodrigues, se reúne nesta quarta-feira (13) com o Ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, para tratar sobre a correta denominação do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, além de outras melhorias como a construção da nova pista.
No final de 2011, a Prefeitura de São José dos Pinhais ajuizou uma ação declaratória contra a União Federal, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) para que os sistemas de comunicação informem a localização do aeroporto como sendo no próprio município, em vez de Curitiba, como ocorre atualmente.
Através da ação declaratória ajuizada na Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Paraná - Subseção de Curitiba, a Prefeitura reivindica que a cidade anunciada, nas chegadas e partidas, seja São José dos Pinhais. O objetivo é defender a identidade cultural e o patrimônio moral dos cidadãos locais, já que, segundo a Prefeitura, essa prática prejudica o desenvolvimento turístico e cultural do município.
Situação semelhante à pleiteada por São José dos Pinhais ocorre no Aeroporto de Cumbica. Também localizado em cidade vizinha a uma capital de Estado (São Paulo), o aeroporto é referido corretamente pelas autoridades aeroportuárias como de Guarulhos, sua cidade-sede.
A ação da Prefeitura é embasada na lei nº 7343/85, que promoveu a internacionalização do aeroporto e o nomeou Aeroporto Internacional Afonso Pena, em funcionamento em São José dos Pinhais.
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
0 comentários:
Postar um comentário