Prefeito Ivan Rodrigues e o Secretário do Trabalho e Emprego Adilson Stuzata assinam lei que beneficia os portadores de deficiência
O prefeito Ivan Rodrigues lançou nesta semana o Programa Incluir São José, que cria um censo de pessoas portadoras de qualquer tipo de deficiência no município. O objetivo é facilitar a ação da Prefeitura de São José dos Pinhais nas ações de inclusão, capacitação, atendimento e suporte dessa parcela da população.
A iniciativa inédita no Brasil surgiu da observação de dados da Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego, através do Programa de Apoio a Pessoas com Deficiência, que constataram uma demanda menor do que o número de vagas de trabalho direcionadas aos deficientes. “Prestar maior atenção às pessoas com deficiência e sua colocação na sociedade era uma reivindicação antiga da comunidade”, afirma Vilson Marques, coordenador do Programa de Apoio a Pessoas com Deficiência.
Segundo o secretário do Trabalho, Adilson Stuzata, São José dos Pinhais é pioneira neste projeto, uma vez que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE utiliza dados por amostragem e ainda não disponibilizou as informações do último Censo. Além disso, os dados são apresentados de modo que abrange o estado e não focam unicamente um determinado município. “A primeira etapa desse programa será o levantamento de dados sobre a população que possui algum tipo de deficiência”, afirma Adilson.
Estiveram presentes no ato de assinatura membros do Cemitra, articuladores e portadores de deficiência
Hoje São José dos Pinhais, assim como inúmeras cidades do país, não possui dados quantitativos e qualitativos referentes às necessidades, tipo de deficiência, local de moradia, quantidade, faixa etária, entre outros, dos munícipes portadores de deficiência. “Com essa medida, poderemos implantar ações mais efetivas em benefício dos portadores de deficiência”, afirmou o prefeito Ivan Rodrigues.
O Programa Incluir São José contará com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Saúde, esta inicialmente através dos agentes comunitários da saúde que farão busca ativa das pessoas com deficiência do município. Juntamente a essa ação será disponibilizado o cadastro voluntário via internet. Em ambos os casos a pessoa irá responder a um questionário completo que atende diversos tipos de abordagem, incluindo a área de esportes.
Foto: Silvio Ramos
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
Parabenizo O prefeito Ivan Rodrigues e o secretário Adilson Stuzatta pela iniciativa em atender esta parcela da sociedade e aproveito para sugerir que o projeto alcance as familia das pessoa com deficiencias
ResponderExcluirGrato
Pastor.queiroz@hotmail.com
9995-0715