Publicidade

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Prefeitura de São José dos Pinhais orienta população no Dia Mundial sem Tabaco

Campanha contra o tabaco

A Prefeitura de São José dos Pinhais disponibilizou nesta quinta-feira (31) uma barraca na Rua XV de Novembro, no centro da cidade, para orientar a população sobre os riscos do tabaco no organismo e também no planeta.

A campanha, que envolve saúde e meio ambiente, é intitulada “Fumar: faz mal pra você, faz mal pro planeta”.

Funcionários do CAPS-Centro de Atenção Psicossocial orienta são-joseenses sobre o perigo do tabaco na Rua XV de Novembro em SJP

A equipe do Programa Municipal de Controle de Tabagismo explicou que a Prefeitura disponibiliza tratamentos gratuitos no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), da Secretaria Municipal de Saúde. “O tratamento dura 12 meses, com reuniões mensais entre os participantes e quatro sessões com profissionais capacitados para este tipo de função. Cada novo paciente é entrevistado para que seja analisado seu estado comportamental, físico e psíquico” explica a coordenadora do programa, Eli Alves de Lara Razzolini.

Segundo ela, 20 pacientes passam por mês em média pelo CAPS desde novembro de 2011, quando começou o tratamento na unidade. Metade deles chega até o final do tratamento. Hoje, cerca de 80 pacientes estão tentando se livrar do vício. “O tratamento com acompanhamento e reuniões, chamado Terapia Cognitiva Comportamental, é mais eficaz do que aquele só com remédios” explica Eli.

Eli explica que o programa mostra os benefícios ao organismo quando a pessoa para de fumar, para que o foco não fique em cima do prejuízo ou da dificuldade de se manter no tratamento e se livrar do vício.

Leila Rosa Ribeiro, professora. Já teve fumante da família

Leila Rosa Ribeiro, professora que passou na barraca, conta que a avó dela morreu há dois anos vítima do cigarro, com câncer no pulmão. Hoje, conta que o filho de 8 anos critica quem fuma por ter perdido a avó, “Presenciei o sofrimento da minha avó. Ela passou por quimioterapia e radioterapia e não foi fácil. Meu pai e irmão fumaram há algum tempo, mas hoje estão livres do tabaco, porém, como minha avó, existem pessoas que não tem essa consciência de que cigarro mata”.

Coordenadora do programa, Eli Alves de Lara Razzolini e Darci Ribeiro Brizola, que já foi fumante

Derci Ribeiro Brizola, técnico de contabilidade, foi fumante durante 18 anos. Chegou a fumar quatro carteiras por dia, até ficar doente e precisar fazer uma cirurgia no pulmão, perfurado pela quantidade de nicotina. “Foi horrível, eu senti uma dor muito grande no peito e quando fui no médico não acreditei que meu pulmão teria sido perfurado por conta do cigarro. Nunca mais fumei, comecei a fazer exercícios físicos e hoje tenho nojo de tabaco”, conta Derci já está há 16 anos sem fumar.

A equipe do CAPS divulgou o tratamento com panfletos e orientações o dia todo na Rua XV de Novembro, em São José dos Pinhais, e também em unidades de saúde nos bairros São Marcos, Borda do Campo e Guatupê.

Serviço

Quem tiver interesse pelo tratamento pode entrar em contato com o CAPS
Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS)

Av. Rui Barbosa 1291 (próximo a Nutrimental)

Fone: 3398-2764/ 3382-5471

Fone: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário