Publicidade

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Prefeitura de SJP abre Semana de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa


Com objetivo de envolver a sociedade na reflexão sobre o tema, a Prefeitura de São José dos Pinhais abriu nesta quarta-feira (13) a 2ª Semana Municipal de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

O evento marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, comemorado em 15 de junho.

A ação busca conscientização para uma realidade constatada estatisticamente, tanto pelo aumento do número de pessoas idosas, como pelos registros de maus tratos. A organização é da Secretaria Municipal de Assistência Social, e as secretarias municipais da Saúde e Esporte e Lazer participam diretamente da realização das atividades. A abertura ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores.

Durante a abertura do evento, o secretário de Assistência Social, Leone Leal, falou sobre os diferentes motivadores da violência, principalmente a doméstica, contra os idosos, dentre eles o alcoolismo. “O alcoolismo é hoje um dos problemas que interferem na qualidade de vida dos nossos idosos, tanto quando eles próprios fazem uso dessa droga, como quando são vítimas de terceiros. Mas sobre este ou outro causador de sofrimento para os idosos, temos as autoridades competentes, como o Ministério Público que é acionado, após denúncia pelo disque 100 e ninguém pode ser conivente”, orienta o secretário.

A assistente social do município Débora Magalhães Garcia fez uma apresentação sobre como ocorrem e são tratadas as denúncias pelo disque 100. Ela ressalta que não é preciso ter certeza de que está acontecendo uma agressão para fazer a denúncia, que é sigilosa e preserva a fonte. “Nenhuma denúncia é encaminhada sem que façamos uma visita, conheçamos a família para entender sua dinâmica, e se de fato está ocorrendo algum abuso. Portanto, podem denunciar, sem medo de estarem sendo precipitados, pois tomaremos todos os cuidados para nos certificarmos sobre o que está ocorrendo”, garante Débora. Ela reforça ainda que violência não é apenas a física, mas todo o tipo de abuso, como apropriação do cartão de aposentadoria do idoso ou empréstimo em seu nome.

Da Secretaria Municipal da Saúde, Grasiela Linares e Fernandes relatou sobre o atendimento de saúde especifico à pessoa idosa no município, desde avaliação e orientação até o preparo do cuidador para que entenda as mudanças que ocorrem no organismo da pessoa quando está envelhecendo. “Não entender as características dessa fase também pode causar violência contra o idoso, como pode causar uma sobrecarga para o cuidador, inclusive problemas de coluna, decorrentes de esforços inadequados”, observa.

O médico psicogeriatra Felipe Augusto Dufloth, palestrante principal, trouxe como tema o paradigma “Antigamente x Momento Atual”. Ele abordou a questão do crescimento da população idosa, que segundo ele já é quase igual ao número da população jovem, saltando de 12,5%, em 1975 para 20,6% até 2030.

A 2ª Semana Municipal do Idoso, vem realizando atividades de conscientização desde o dia 11 e encerra na sexta-feira (15) com a caminhada “Viver Sem Violência”, com saída às 8h30, da Praça Getúlio Vargas, até o Ginásio de Esportes Ney Braga.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário