Publicidade

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Prefeitura entrega 550 mil mudas de morango para incentivar agricultura familiar de SJP

João Teixei da Cruz, Secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento entregando mudas para o Agricultor João Marcos Bugno

A Prefeitura de São José dos Pinhais entrega 550 mil mudas de morangos produzidos no Chile para 329 agricultores do município. As mudas de morango são da espécie: camarosa, albion, camino real, portola e aroma.

Norton Leitão e Valdir Micheletti, respectivamente diretor-geral e engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal de Agricultura, informam que as mudas produzidas no Chile e trazidas para o Brasil possuem condições especiais, pois se produzidas no Brasil podem pegar doenças como o fungo, que no país de origem não existem.

Valdir explica que a Prefeitura oferece as mudas com subsídio de 40%. “A Prefeitura está subsidiando uma parte porque o projeto é focado no agricultor familiar. O agricultor de maior porte também pode participar deste programa, porém irá pagar o preço sem subsídio, pois é a Prefeitura de SJP que está fazendo as negociações”, afirma.

Para João Teixeira da Cruz, secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, grande parte dos programas realizados pela secretaria são focados no pequeno agricultor. “O agricultor tem que ser empresário e ser autossustentável, dentro do ponto de vista econômico e social, e o papel dos programas governamentais é subsidiar aquele que não tem sua autossustentabilidade econômica. É um programa que a população viu que dá resultados e é muito importante para eles”, explica Teixeira.

O agricultor João Marcos Bugno diz que os programas realizados pela Prefeitura valem muito a pena, pois o produtor paga somente 30 ou 40% do valor e isso é uma grande ajuda. “Antes a Prefeitura não cobrava nada, mas sempre apareciam pessoas que não precisavam desse auxílio e desfrutavam do benefício, o que acabava atrapalhando quem realmente precisava. O valor pago pelos agricultores na verdade é revertido em nosso investimento”, relata o agricultor.

O secretário explica que o valor pago pelo agricultor é recolhido para o fundo municipal, e à medida que o capital é gerado, ele pode comprar máquina, trator e equipamentos para melhorar a estrutura e continuar seu trabalho. “A cidade, para ser sustentável, tem que ter produção de alimento. Se dividirmos cada produtor nosso pela população total do município, cada produtor alimenta de 80 a 100 pessoas na cidade”, afirma Teixeira, destacando a importância desse projeto para a população.

Foto:Sergio Sabino
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário