Publicidade

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Antigo Centro de Controle de Zoonoses muda nome e forma de atendimento em SJP

UVZ de São José dos Pinhais troca experiencia com outras cidades

O antigo Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de São José dos Pinhais, hoje Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), mudou não apenas de nome, mas também seu perfil de trabalho. Para melhorar os serviços prestados nas ações direcionadas às pessoas ou aos animais, a direção da unidade reuniu-se com outros profissionais da área nessa quarta-feira (18) para discutir ideias funcionais e padronizar os atendimentos.

Fernanda da Fonseca, coordenadora da UVZ, explica que hoje o serviço de saúde está descentralizado no que diz respeito às endemias (doenças limitadas a localidades específicas), o que é um grande passo para a melhoria nos atendimentos dessa área. “Assim o trabalho é mais assertivo e pontual, além de cobrirmos uma área maior de atuação na cidade”, afirmou a coordenadora da UVZ, referindo-se aos 13 agentes endêmicos que estão distribuídos nas regionais de saúde – destes, quatro deles estão no controle canil.

Nessa reunião os profissionais convidados de Araucária, Curitiba, Pinhais, Paranaguá e Fazenda Rio Grande puderam constatar as mudanças da UVZ de São José dos Pinhais, como no perfil de recolhimento que foca em animais doentes em extremo sofrimento, os atropelados, agressivos e de raças perigosas.

A explanação passou pelo Programa Adoção Assistida, que tem como objetivo diminuir o índice de abandono de animais, estimular a guarda responsável e minimizar incidentes com cães de raças consideradas perigosas. Também foi pautada a conquista do Centro Cirúrgico com recursos das secretarias de Saúde e Meio Ambiente para a castração de cães e gatos para a adoção, e a viabilização de residência médica veterinária através de convênios.

 Os convidados conheceram os programas e melhorias da UVZ

Na promoção de troca de experiências para esse setor entre profissionais de outras cidades, a equipe da Unidade de Vigilância de Zoonoses apresentou os números obtidos através do Programa Municipal de Controle Ético da População em seu primeiro ano de funcionamento. Foram mais de 880 animais castrados, 1.132 avaliados e pouco mais de 620 proprietários atendidos.

O Programa se divide em dois eixos. No educacional os conteúdos de conscientização são colocados na grade curricular das escolas municipais para as turmas da 5ª série, e é e promovido o Concurso Veterinário Mirim, sendo que em 2011 havia 53 escolas participantes envolvendo 2.550 alunos, já em 2012 são 59 escolas e pouco mais de quatro mil alunos.

O eixo técnico trata do cadastro, castração, avaliação e exames dos animais, além do treinamento dos proprietários. Hoje mais de mil animais estão cadastrados na Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Os proprietários podem cadastrar apenas dois animais, além de assistirem a um minicurso de duas horas para se capacitar ao programa.

O evento contou ainda com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento e Secretaria de Estado da Saúde. A idéia é que essas reuniões se tornem mensais, sendo a próxima já anunciada para o dia 21 de agosto.

Foto: Sergio Sabino 
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário