Há três anos, professores e alunos do curso de Direito da FAE Centro Universitário começaram a se reunir e discutir assuntos referentes ao Direito Penal, as tendências do controle social exercido dentro do Direito, do Processo Penal e da Criminologia. “Nós queríamos avaliar além do plano de estudos que estava previsto sala de aula, por isso começamos a nos reunir”, conta o Procurador da Justiça e professor de Direito Penal, Paulo Busato. Assim, formou-se o Grupo de Estudos e Pesquisa Modernas Tendências do Sistema Criminal vinculado ao CNPQ e institucionalizado pela FAE.
Com pouco tempo de existência, a adesão foi aumentando, alunos e professores de outras instituições, além de profissionais da área, se interessaram e começaram a colaborar com o Grupo. De acordo com Busato, “as colaborações podem ser com textos, palestras e participação nas reuniões do grupo, que hoje congregam tanto alunos, professores e pesquisadores de Curitiba, como de outras cidades brasileiras, de outros países da América Latina e da Europa”. Os encontros acontecem uma vez ao mês no auditório da Associação Paranaense do Ministério Público. São debatidas tendências legislativas, direito comparado e fundamentos teóricos das ciências correlatas aos objetos de estudo.
A partir dessas discussões são desenvolvidas pesquisas, artigos, capítulos de livros, seminários e anteprojetos de lei. A reunião dos materiais deu origem à Revista Justiça e Sistema Criminal, com circulação semestral. Com as discussões entre profissionais, os estudantes têm a oportunidade de vivenciar de perto questões reais, e participar ativamente da elaboração de projetos. A riqueza está na diversidade dos assuntos apresentados para discussão na reunião – que extrapola os temas jurídicos. “O grupo discute sobre teses, dissertações, trabalhos doutrinários diversos, conferências e cursos de extensão”, exemplifica.
Seminário online
No mês de maio, o Grupo de Estudos Modernas Tendências do Sistema Criminal realizou o Seminário sobre o Anteprojeto de Reforma do Código Penal no Tribunal do Júri na FAE Centro Universitário. O evento foi transmitido ao vivo pela internet.
Assuntos como a aplicação da lei penal, dolo, erro no código e responsabilidade penal de pessoas jurídicas foram discutidos durante os dias de seminário. Que teve a participação de dez palestrantes, entre eles o Dr. Fábio Bozza, Priscilla Placha Sá, Jacson Zilio, Paulo César Busato. Cada palestra contou com a presença de cerca de 70 espectadores, além de mais de 900 acessos simultâneos.
Para mais informações sobre o Grupo de Estudos e Pesquisa Modernas Tendências do Sistema Criminal acesse o site www.sistemacriminal.org.
SERVIÇO:
AMPM – Associação Paranaense do Ministério Público
Rua Mateus Leme, 2018 – Centro Cívico
Data da próxima reunião: 06 de agosto
Hora: 19h
Sobre a FAE Centro Universitário
A FAE Centro Universitário é reconhecida pela excelência do ensino e pela formação humanista. A instituição completa 55 anos e, pelo quarto ano consecutivo, é apontada pelo MEC como a melhor instituição privada de ensino universitário de Curitiba.
Com unidades em Curitiba, São José dos Pinhais e Blumenau, é referência pela formação de profissionais altamente qualificados. São oferecidos diversos cursos de graduação, Pós-Gradução com especializações na modalidade lato sensu e dois programas de MBA. Além de Educação Executiva, Educação a Distância e Programas In Company. Mais informações www.fae.edu .
Além das unidades educacionais da Associação Franciscana de Ensino Bom Jesus, conta também com o Teatro Bom Jesus (www.teatrobomjesus.com.br) e a Viva Esporte Academia (www.vivaesporteacademia.com.br).
Fonte: Paranashop
0 comentários:
Postar um comentário