Publicidade

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Jovem integrante da Banda Marcial de SJP é destaque em torneio internacional

Otoniel Cristiano, destaque em torneio internacional

Um aluno de 17 anos da Banda Marcial de São José dos Pinhais conquistou o 2º lugar em um torneio internacional de eufônio (instrumento parecido com a tuba) na cidade de Linz, na Áustria, na categoria Jovem Solista.

O ITEC (International Tuba Euphonium Conference) é uma conferência internacional que acontece de 2 em 2 anos. Otoniel Cristiano dos Santos, o jovem premiado, esteve presente no evento pela primeira vez, com apoio pela Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais.

O encontro reúne estudantes, mestres de todos os níveis e doutores. Segundo o maestro João Carlos Maximiano, coordenador da Banda Marcial de SJP, a categoria “Jovem Solista” reúne jovens de até 18 anos que ainda não tiveram a oportunidade de expressar sua virtuosidade. “Otoniel mandou um vídeo de algumas peças e se classificou entre os 10, chegou lá e fez ensaios com a pianista para um recital e então ficou entre os três finalistas”, explica o maestro.

 Otoniel o jovem músico, João Carlos Maximiano maestro e um dos alunos

O maestro elogia o jovem vencedor. “É um grande mérito para ele, é um menino dedicado e estudioso, ele é resultado dos trabalhos das oficinas que fazemos aqui na Banda. E Otoniel teve a felicidade de pegar um grande professor, Fernando Dedos que já é um jovem compositor de reconhecimento a nível mundial. Que é um outro brasileiro que foi premiado lá”.

Otoniel concorreu contra nove pessoas de diferentes países e só perdeu o primeiro lugar para um jovem da Áustria. “Foi uma experiência incrível, algo que vou guardar para o resto da minha vida, o que vai ajudar muito na minha carreira”, disse satisfeito o jovem músico.

Otoniel Cristiano está cursando o terceiro ano do ensino médio pela manhã e trabalha na Usina da Música da Prefeitura no período da tarde como estagiário, ensinando outros jovens a tocar eufônio. Para ele é uma experiência a mais em sua carreira, mas o que ele prefere é tocar a dar aula. Ele contou que toca há sete anos o eufônio, instrumento que conheceu através de um amigo do irmão.

 Otoniel ensina outros jovens a tocar eufônio

O maestro João Carlos declara que o evento é uma oportunidade única para levar o nome de São José dos Pinhais e trocar informações com outros povos do mundo.

" A Secretaria de Cultura faz questão de apoiar os artistas locais que mostrem talento, como foi o caso do Otoniel. Apoiamos a ida dele e do maestro à Áustria e qualquer artista com vínculo conosco, com a Banda, sempre terá nosso apoio", afirmou o secretário municipal de Cultura, Christian Bundt.

Foto:Bárbara Lobo
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário