Publicidade

sábado, 28 de julho de 2012

Petrobras aplica treinamento em SJP contra acidentes em oleodutos

Equipe da Petrobras, em palestra para agentes de emergências, em SJP 

Uma equipe da Petrobras veio até a Prefeitura de São José para dar uma palestra sobre planos em casos de emergência, na tarde desta quinta-feira (26). Participaram mais de 70 pessoas, entre servidores das secretarias Municipal de Meio Ambiente, Segurança, Urbanismo e Obras de São José dos Pinhais, representantes de órgãos de Curitiba, Araucária e Fazenda Rio Grande, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Bombeiros e Autopista Litoral Sul. 


A equipe de manutenção de Faixa de Dutos do Paraná apresentou informações sobre as instalações da empresa, as faixas de dutos do OLAPA – Oleoduto Araucária/ Paranaguá e OSPAR – Oleoduto Santa Catarina/Paraná, bem como os planos de comunicação, ação e contingência. 


A atividade é um procedimento da empresa realizada a cada dois anos e integra o Programa de Relacionamento com as Partes Interessadas da Transpetro. Sabe-se que a maioria dos acidentes que acontecem em oleodutos são decorrentes de ações de terceiros e podem ser evitados com o repasse de informações relacionadas a integridade das instalações. 

Para a técnica de Faixa de Dutos responsável pela malha do Paraná, Lívia Franco, “o foco é treinar esse contingente, mostrando como é feito o gerenciamento de riscos no transporte dutoviário de derivados do petróleo e como prestar o auxílio em caso de sinistro". 

Outro ponto importante da atividade é manter e estreitar o relacionamento com as pessoas que vão prestar socorro durante uma possível emergência. “Um dos fatores que viabiliza uma resposta e um atendimento rápido é conhecer as equipes que podemos acionar”, avalia a técnica. 

O treinamento levou em média duas horas e a palestra foi ministrada pelo técnico de Faixa de Dutos Rodrigo Camargo em parceira com o coordenador de Segurança e Meio Ambiente da Regional Sul, Gilmar Ventura Lima. 

Márcio José Pereira, diretor da Defesa Civil de São José, participou pela 2ª vez do treinamento que é oferecido pela Petrobras. Segundo ele, é sempre importante receber a atenção da instituição, que se coloca como um parceiro nessa área, repassando informações corretas sobre como agir em situações de risco. 

Serviço
O telefone verde é um canal de comunicação direto e permanente da comunidade com a Petrobras para relatos de ocorrências nas faixas de dutos. O serviço pode ser acionado a qualquer hora do dia ou da noite e a Ligação é gratuita. Dúvidas ou emergências? 0800 47 7272

Foto: Sérgio Sabino 
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário